Ponte do Viver Bem, em Santa Cruz, é alvo de descarte irregular de lixo

Por Amanda Krohn

A ponte do loteamente Viver Bem, em Santa Cruz do Sul, foi alvo de descarte irregular de lixo nesta semana. Nesta quarta-feira (4), uma moradora do loteamento entrou em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) informando a situação e reclamando sobre o mau cheiro gerado. Também no Bairro Bom Jesus, moradores chegaram a ameaçar utilizar os veículos de comunicação e as redes sociais para cobrar seus direitos. No final da rua Marcílio Dias, havia uma mistura de animais mortos, estrume, restos de comida, além da proliferação de baratas e outros insetos.

Conforme informou esta manhã, o titular da Semass, Jaques Eisenberger, a Central de Serviços já está efetuando o recolhimento, como sempre faz, uma vez que situações dessa natureza se repetem quase que semanalmente. “Quem joga lixo em local impróprio e na calada da noite sabe que está cometendo um crime. A gente vai lá e faz a nossa parte, limpa todos esses locais, porém as pessoas voltam e atiram tudo de novo, é muito triste”, comentou.

No bairro Santa Vitória o descarte acontece junto à ponte do loteamento Santa Maria. Também são alvo a BR 471, próximo ao Hospitalzinho, a entrada do Bairro Menino Deus e o final da rua central do Bairro Progresso. No Bairro Bom Jesus servem de área para descarte irregular o trevo, a Rua Marcílio Dias e o entorno do campo de futebol. Já no Bairro Margarida Aurora lixo costuma ser depositado na curva antes do posto de saúde. Também não escapam a Xurupita e a descida do Bairro Monte Verde.

De acordo com o secretário, são realizadas ações de limpeza contínuas para retirada de toda sorte de material descartado indevidamente, porém ele acredita que a falta total de consciência, o desrespeito à legislação ambiental, o descaso com o meio ambiente e a certeza da impunidade são fatores que levam muitas pessoas a repetir a prática criminosa. Além da instalação de placas nos próximos dias, a prefeitura pede que a comunidade colabore e caso saiba ou flagre pessoas descartando lixo, faça fotos e vídeos e entre em contato com a Semass pelo 51 3690 4151. As denúncias podem ser anônimas.

Foto: Luiz Fernando Bertuol/Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.