Professores e funcionários escolares de Picada Café recebem curso de primeiros socorros

Por Amanda Krohn

Professores e funcionários das escolas municipais de Picada Café receberam, na última segunda-feira (29), treinamento de primeiros socorros ministrado pelo Corpo de Bombeiros Voluntários. Cada profissional recebeu material teórico para estudo e à noite foram realizadas ações práticas de primeiros socorros enfatizando avaliação e segurança durante o atendimento. Entre os tópicos estavam: avaliação da vítima, sinais vitais, obstrução de vias aéreas (engasgo), parada cardíaca, desmaio, convulsão, ferimentos, hemorragias e fraturas.

A secretária Cristiane Backes Welter explica que a Secretaria Municipal de Educação reconhece a importância da Lei Lucas e por isso garante capacitação em noções básicas de primeiros socorros para todos os professores e funcionários. “A agilidade no atendimento inicial em nossas escolas traz a garantia de maior segurança aos estudantes cafeenses”, salienta.

Cristiane diz que já está agendada a continuidade da formação com os profissionais da Fundação Assistencial e lembra que em fevereiro foi realizado treinamento de prevenção e combate a incêndios na Escola 25 de Julho. A Lei Lucas homenageia o menino Lucas Bigalli, de apenas 10 anos, que morreu devido a um sufocamento mecânico por alimento. Durante um passeio escolar, em setembro de 2017, acabou se engasgando com um pedaço de salsicha. O problema é que nenhum de seus professores tinha técnicas de primeiros socorros para socorrê-lo. Até a chegada do socorro, Lucas teve várias paradas cardiorrespiratórias e não sobreviveu.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.