Pesquisa mostra o que o turismo gaúcho é forte

Por Marina Klein Telles

As cidades de Pelotas, São Francisco de Paula e Garibaldi são as que mais registraram crescimento no fluxo de turistas em 2022, comparado com 2019, no Rio Grande do Sul. Este é um dos resultados da Pesquisa Análise de Fluxo Turístico 2022 realizada pelo Sebrae RS em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo.

O estudo mapeou o comportamento e traçou um perfil de pouco mais de 81 mil turistas que circularam por 22 municípios gaúchos. O Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, realizado há quase 35 anos em Gramado, contribuiu para o fortalecimento deste setor. “O Festuris nasceu em uma cidade do interior e num momento em que o turismo ainda não tinha a importância econômica de hoje”, afirma Marta Rossi, fundadora e CEO do Festuris. O CEO Eduardo Zorzanello, complementa que a pesquisa tem a assinatura e credibilidade da Secretaria de Turismo do Estado e Sebrae-RS, “que têm contribuído fortemente para que o setor se fortaleça cada vez mais”.

Marta Rossi pontua, ainda, que o crescimento vertiginoso do fluxo turístico em Pelotas (80,6%), São Francisco de Paula (80,3) e Garibaldi (22,6%) revelam que os municípios que investem na atração de turistas colhem resultados positivos. “Hoje em dia, toda e qualquer tomada de decisão que vai impactar positivamente os negócios pode e deve ser feita com base em informações de valor e atualizadas”, destaca a coordenadora dos projetos de Turismo e Economia Criativa do Sebrae RS, Amanda Paim. Para o secretário de Turismo do RS, Vilson Covatti, “temos que estimular o turismo de forma conjunta e sempre onde constata-se potencial para esse crescimento”.

Municípios participantes

Bento Gonçalves
Cambará do Sul
Canela
Caxias do Sul
Erechim
Garibaldi
Gramado
Lajeado
Nova Petrópolis
Novo Hamburgo
Passo Fundo
Pelotas
Porto Alegre
Rio Grande
Santa Cruz do Sul
Santa Maria
Santana do Livramento
Santo Ângelo
São Francisco de Paula
São Miguel das Missões
Torres
Uruguaiana

Foto: Carolina Andriola/divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.