Painéis de Inovação do Agro possibilitam trocas de experiências

Por Marina Klein Telles

A Arena 1 do Espaço de Inovação do Agro foi palco para histórias de sucesso, no início da tarde da última quarta-feira (22). Por meio da atividade, promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Sicredi e Sebrae, os visitantes da Expoagro Afubra 2023 puderam conhecer a história dos casais de Rio Pardo e de Vale Verde.

No primeiro momento, Marcelo e Daiane falaram sobre o desenvolvimento da propriedade em Passo do Adão, interior de Rio Pardo. Produtores de soja desde 2002, adquiriram as terras em 2012. Além do plantio de 1.300 hectares do grão, trabalham com pecuária, milho e mantêm um aviário com capacidade para 5 mil aves, além de outras atividades de subsistência.

“Hoje nossa família toda está envolvida. E nós começamos a diversificar, também, devido à falta de chuva em algumas safras”, conta Marcelo. Proprietários do Agronegócios Campos Verdes, seguem com planos para o futuro. Exemplo disso foi o plantio de nogueiras para sombra. Futuramente elas também poderão representar mais uma alternativa de renda.

Ainda no Vale do Rio Pardo, o trabalho junto ao Sítio Buraco Fundo – Pousada Romântica foi compartilhado pela proprietária Paula Kist. Pioneira no turismo rural em Vale Verde, a turismóloga apresentou o empreendimento, no qual conta com o auxílio da avó Cecília Kist, de 89 anos, que atua na gastronomia do local.

“O sítio já está na família há mais de 70 anos. No início, recebíamos as famílias dentro de nossa casa”, conta Paula. De acordo com ela, a proposta é que os visitantes, entre brasileiros e estrangeiros, possam praticar o ‘nadismo’ na propriedade. Para isso, hoje são oferecidos dois bangalôs, com capacidade para um casal, cada, além de estrutura diferenciada.

Durante o encontro, outro case apresentado foi o da Família Bender. Na propriedade do casal Roselaine Wojahn Bender e Elibio Bender, em Herveiras, apesar do tabaco ser a principal fonte de renda, nogueiras também ocupam lugar de destaque. “Além disso, produzimos muitas outras culturas para consumo próprio”, conta Roselaine.

Membro da organização do bate-papo, Jeferson Klunk, do Sicredi Vale do Rio Pardo, citou a importância de momentos como esse. “Há muita riqueza que não é mostrada. Por isso é fundamental promovermos encontros em espaços como a Expoagro Afubra”.

Foto: Heloísa Letícia Poll/divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.