A edição de 2024 das Olimpíadas Escolares de Santa Cruz do Sul teve início na manhã desta terça-feira (13), no Ginásio Poliesportivo Pref. Arno João Frantz, o Arnão. O evento é coordenado pelo Departamento de Esportes da Secretaria de Relações Institucionais e Esporte (Seresp).
O ato reuniu estudantes entre 8 e 17 anos de 21 escolas municipais e 16 escolas estaduais, em cerimônia de apresentação das equipes e para o juramento solene dos atletas. O evento busca estimular a prática esportiva e a integração entre as escolas das redes municipal e estadual.
A cerimônia também contou com a presença do secretário municipal de Educação, Mário Colombo Filho, e do titular da Seresp, Everson Carvalho de Bello. Para o secretário Bello, a atividade está iniciando em um momento propício. “Estamos satisfeitos com o início dos jogos, principalmente pelo clima olímpico no ar. Que nossas crianças sejam muito felizes e que aprendam muito com a competição”, comentou.
Conforme o assessor técnico de esportes da Seresp, Paulo Rudinei Costa Rocha, nesta edição dos jogos são esperadas em torno de 2.500 participações ao longo da competição, uma vez que muitas crianças disputam mais de uma modalidade. Rocha enfatiza a importância das olimpíadas para os estudantes. “Este é um importante momento de integração para os jovens fora do ambiente escolar”, avaliou.
A cerimônia foi encerrada com a entrega das premiações da edição de 2023. Entre as escolas estaduais, o primeiro lugar ficou com a Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira, que também foi a campeã geral, seguida das escolas Gaspar Bartholomay (2º), Santa Cruz (3º), Polivalente (4º) e Luiz Dourado (5º). Entre as municipais, a vencedora foi a EMEF Leonel de Moura Brizola. Em segundo, ficou a EMEF Normélio Egídio Boettcher. EMEFs Dr. Guilherme Alfredo Oscar Hildebrand, São Canísio e Harmonia conquistaram, respectivamente, o terceiro, quarto e quinto lugares.
Diretora da EMEF Leonel Brizola, a professora Rosângela Freitas Jochims enfatizou a relevância da atividade na formação dos jovens. “Para nós, é um evento muito importante, porque além da parte pedagógica, também é preciso desenvolver a parte física de nossos alunos. Além disso, eles gostam de representar a escola”, avaliou.
Os jogos deste ano contarão com as modalidades futsal, futebol, basquete, handebol, voleibol, atletismo, xadrez e tênis de mesa, tanto no masculino como no feminino e as disputas serão concluídas em 26 de novembro. As Olimpíadas Escolares contam com o apoio da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), secretarias municipais de Educação e de Saúde, Guarda Municipal, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira.