O empreendedorismo feminino no Brasil

Por Marina Klein Telles

Mais de 10 milhões de mulheres são donas de negócios no Brasil, esse dado foi publicado em um estudo do Sebrae, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE, no 3º trimestre de 2022. Ou seja, a mulheres representam 34,4% dos empreendedores brasileiros, o maior contingente de empreendedoras da história.

Ainda segundo a pesquisa, o setor de Serviços é o que absorve a maior participação, 53% é de mulheres. A mesma liderança se dá, em menor proporção, no Comércio, sendo 27% de presença feminina contra 20% de masculina. Esse cenário é comentado pela professora do curso técnico de administração do Senac Bagé, Bruna Gomes de Almeida. “Ainda enfrentamos obstáculos decorrentes de estereótipos de gênero enraizados em certos setores. Felizmente, estamos testemunhando mudanças, em grande parte graças às mulheres corajosas que desafiam as barreiras, demonstrando sua capacidade e talento. Isso é um sinal, portanto, positivo de evolução no cenário social e cultural. O setor de serviços oferece a vantagem da flexibilidade de horários, um aspecto que atrai e satisfaz as mulheres com vidas multifacetadas”, avalia Bruna.

Visão & Capacitação

O que uma mulher precisa para empreender? Para Marciele Camargo Dutra, proprietária da malharia Parada do Uniforme, “em primeiro lugar, ter visão empreendedora, iniciativa e persistência. Saber vender seu negócio, delegar e sempre buscar capacitação”. A Bruna concorda e acrescenta: “brilho no olho, vontade de vencer e determinação são características fundamentais de sucesso para todo o empreendedor. Essas habilidades podem ser desenvolvidas e aprimoradas ao longo do tempo”, enfatiza.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
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