Novembro terá Arte no Muro em Novo Hamburgo

Por Stephany Foscarini

Uma ação inovadora expandirá ainda mais o projeto Mesa de Arte na Praça (MAP), criado há cinco anos para promover a difusão cultural, fomentar e democratizar as artes visuais na região. No dia 19 de novembro, acontecerá a intervenção urbana Arte no Muro, criando um novo espaço de visibilidade para os artistas e, ao mesmo tempo, abrindo um novo canal no processo de sensibilização do público para a arte. A ação se completa com outra atividade inusitada, o Arte na Caixa, inspirado no modelo das antigas capelinhas da Igreja Católica de passar a ‘santinha’ de casa em casa. A diferença é que, no lugar da capelinha, estará uma caixa repleta de arte.

O Arte no Muro será das 14h às 18h com uma ação de colagem de grandes reproduções das obras dos cerca de 140 artistas cadastrados no MAP. Serão aproximadamente 150 reproduções impressas em cartazes lambe-lambe, em formato de 1,7m x 1,2m, nos muros de uma propriedade entre a Avenida Vitor Hugo Kunz e a Rua General Osório, no Bairro Hamburgo Velho. Depois de finalizada a intervenção, o local se tornará uma grande galeria a céu aberto, com uma extensão linear de aproximadamente 270m, somando as duas vias. A exposição deve permanecer por até dois meses, tempo estimado de resistência do material às intempéries. A ideia é ter arte democraticamente exposta para todos.

Depois do Arte no Muro, a intervenção seguirá com o Arte na Caixa, entre o final de novembro e o início de dezembro, na Vila Diehl e em Canudos. Serão preparadas 10 caixas, cinco para cada bairro, com 20 reproduções de obras de tamanho A3 em cada uma, totalizando 200 reproduções. As caixas serão entregues em algumas casas, com o propósito de circularem pela vizinhança, numa réplica à circulação das “capelinhas com santos” que passam de casa em casa, em algumas comunidades religiosas. Cada família poderá escolher uma reprodução para si e, depois, encaminhar a caixa para seus vizinhos. É sugerido que seja feito um registro fotográfico (como uma selfie), postando a foto da família com a obra reproduzida nas redes sociais do MAP.

Sobre o projeto

A Intervenção Urbana do Mesa de Arte na Praça foi viabilizada a partir do Edital de Fomento à Produção Artística e Cultural, Chamamento Público Cultural 01/2021, do Município de Novo Hamburgo. O financiamento é do Fundo Municipal de Cultura (Funcultura), numa realização da Secretaria Municipal da Cultura e Coletivo A4 Falando em Arte, com Gestão Cultural e Produção Executiva da Imago Produtora. O projeto conta com o apoio da HS Consórcios e Tintas Killing.

Site do MAP

Também no dia 19 de novembro, o projeto Mesa de Arte na Praça (MAP) vai apresentar sua versão digital com o lançamento de seu site. Reunindo informações e imagens sobre cerca de 140 artistas, a plataforma digital oferece um panorama sobre as Artes Visuais de Novo Hamburgo e região. Cada artista passa a contar com uma página que informa detalhes sobre sua trajetória e técnicas das criações, além de fotos das principais obras. O site também oferecerá agenda de eventos e registros das edições já realizadas do MAP, entre outros serviços. Os recursos para realização da Mesa de Arte na Praça digital foram obtidos através da seleção no edital da Secretaria da Cultura (Secult) e Prefeitura de Novo Hamburgo, financiado com verba da Lei Aldir Blanc (14.017/2020), numa iniciativa da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal.

Mais informações podem ser obtidas no Facebook.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.