Nova Petrópolis se prepara para antecipar campanha de vacinação contra a gripe

Por Gabrielle Pacheco

As equipes de Saúde de Nova Petrópolis vão se mobilizar para antecipar a campanha de vacinação contra a gripe. A ação, antecipada de acordo com recomendação do Ministério da Saúde, inicia em todo o Brasil no próximo dia 23. Neste momento, será feita a imunização de idosos e profissionais de saúde.

Em Nova Petrópolis, que recebeu 1.200 doses da vacina contra a influenza, a vacinação ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde, nos seguintes horários: UBS Centro, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min. Os Postos de Saúde do interior atenderão das 7h30min às 11h30min e das 13h30 às 17h. No dia 23, apenas idosos, portando Carteira de Vacinação ou Cartão Nacional de Saúde, e profissionais de saúde, que apresentaram comprovante que atuam na área, serão vacinados.

A partir do dia 16 de abril, acontece a vacinação de professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além de doentes crônicos. O Dia D da ação será no dia 9 de maio, com a vacinação do grupo que inclui crianças de 6 meses a 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, pessoas com 55 anos ou mais, população indígena e pessoas com deficiência.

De acordo com a secretária de Saúde de Nova Petrópolis, Claudia Pires, é muito importante que a população faça a vacina contra a gripe, para que haja uma compreensão mais apurada no quadro de diagnóstico do coronavírus. “É importante destacar que essa campanha é de imunização do vírus da influenza, ou seja, essa vacina não previne o contágio do coronavírus. Porém, a vacina contra a influenza vai auxiliar no diagnóstico de pacientes, pois, se a pessoa se imunizou contra a influenza e ainda assim apresentar sintomas de gripe, pode ser que esteja infectada com o coronavírus. Então, essa campanha visa, principalmente, o diagnóstico”, ressalta a secretária.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar