Mostratec encerra com recorde de projetos

Por Gabrielle Pacheco

A vontade de transformar o mundo através do conhecimento é o que inspira estudantes a se reunirem na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em Novo Hamburgo, para trocar experiências e trabalhar em soluções de problemas locais e globais.

A mostra organizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha encerrou nesta quinta-feira (24) a 34ª edição com um recorde de projetos inscritos. Foram 755 trabalhos formulados por cerca de 2,3 mil alunos de 21 países e de todos os Estados do Brasil.

“São alunos do ensino técnico, fundamental e infantil. Eles buscam em 13 áreas do conhecimento aplicar o que aprenderam em aula para descobrir a solução de problemas em projetos de pesquisa”, explica o diretor executivo da fundação, Ramon Fernando Hans. Os projetos expostos estão divididos entre 420 na Mostratec (ensino médio e técnico) e 335 na Mostratec Júnior (fundamental com 263 e infantil com 72).

“Eles buscam em 13 áreas do conhecimento aplicar o que aprenderam em aula para descobrir a solução de problemas em projetos de pesquisa.”

O diretor, que é engenheiro e também foi aluno da Fundação, destaca o comprometimento da instituição com a pesquisa. “A Fundação Liberato acreditou nesta ideia. Antes mesmo da Mostratec existir, já tínhamos a feira interna na escola, que tem 52 anos, sempre entendendo que o ensino bom é aquele em que o aluno descobre o motivo de estar estudando algo. Nós temos disciplinas de projeto e metodologia científica na escola desde o primeiro ano do ensino médio”, afirma.

Nos estandes, idiomas de todo o mundo e sotaques de todo o Brasil deram o tom do evento, que é considerado um dos maiores do segmento na América Latina. Representando a rede estadual do Rio Grande do Sul, alunos de diversas regiões do estado marcaram presença com projetos de todas as áreas.

Para o secretário da Educação, Faisal Karam, a mostra é um exemplo da força da escola pública. “Temos aqui exemplos de projetos inovadores e que são uma esperança para o futuro e o desenvolvimento do Estado. Esse evento é um orgulho, que transforma, renova e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, disse.

“Temos aqui exemplos de projetos inovadores e que são uma esperança para o futuro e o desenvolvimento do Estado.”

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar