Mostra Arte na Margem leva espetáculos a Caxias do Sul em todos os sábados de agosto

Por Jonathan da Silva

Durante todos os sábados do mês de agosto, o Centro Cultural Moinho da Cascata, em Caxias do Sul, receberá a terceira edição da Mostra Arte na Margem, que trará uma seleção de espetáculos do repertório do Grupo Ueba Produtos Notáveis. Serão cinco peças teatrais encenadas pelo elenco do grupo. Com entrada gratuita, os espetáculos são destinados ao público de todas as idades.

A estreia do projeto, que é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul (LIC) com apoio cultural do Instituto Elisabetha Randon, Cenci Dicriare e Orquídea, será com uma peça inédita para o público de Caxias do Sul: “O Pé de Feijão Mágico”. A produção estreou no último ano, já realizou mais de 30 apresentações pelo Rio Grande do Sul e agora, pela primeira vez, terá exibição aberta ao público em Caxias. O Pé de Feijão Mágico é uma adaptação do clássico conto infantil e infanto-juvenil “João e o Pé de Feijão”. O Grupo Ueba revisita essa história centenária, trazendo-a para um contexto teatral contemporâneo, com música ao vivo e a participação ativa do público. Na trama, a protagonista planta seus feijões mágicos e, com a ajuda de um gigante, agora seu amigo, busca combater a desigualdade e promover bons hábitos para a vida. A adaptação destaca a importância da cooperação, coleguismo e sustentabilidade.

O Pé de Feijão Mágico

A programação da Mostra Arte na Margem – 3ª edição inicia com O Pé de Feijão Mágico no dia 3 de agosto e segue com os espetáculos “Mapa para Brincar”, no dia 10, “O Incrível Caso do Sumiço das Letras”, no dia 17, “O Torto da Rima Torta”, no dia 24, e “O Templário”, no dia 31. As apresentações são sempre às 16h, livres para todos os públicos, exceto a de encerramento, que acontecerá às 18h e é indicada para maiores de 12 anos.

Um segundo momento desta edição da mostra acontecerá em novembro, com três apresentações da peça Vivita – A Noiva do Sol. O projeto teve a sua edição de estreia em 2018. A segunda edição estava acontecendo no momento da pandemia e, por conta disso, deixou de ser presencial e foi transformada em documentários online. Agora o projeto é retomado junto com a abertura do Moinho da Cascata para a comunidade.

O espaço permanece aberto ao público aos finais de semana, das 14h às 19h. Além das apresentações culturais, a comunidade caxiense e regional pode aproveitar os outros atrativos do Moinho, que conta com cafeteria, biblioteca infantil e infanto-juvenil, área de jogos de tabuleiro, sala de exposição, espaço garden com área pet friendly, além do tradicional espaço destinado às artes cênicas. A abertura do local aos finais de semana integra as diversas atividades programadas para celebrar os 20 anos do Grupo Ueba e os 10 anos em que o grupo teatral ocupa o espaço.

Programação

  • 3 de agosto, 16h – O Pé de Feijão Mágico
  • 10 de agosto, 16h – Mapa para Brincar
  • 17 de agosto, 16h – O Incrível Caso do Sumiço das Letras
  • 24 de agosto, 16h – O Torto da Rima Torta
  • 31 de agosto, 18h – O Templário

Serviço

  • O quê: Mostra Arte na Margem – 3ª edição
  • Quando: Todos os sábados do mês de agosto, sempre às 16h, com exceção do espetáculo de encerramento, que será às 18h
  • Onde: Centro Cultural Moinho da Cascata (Rua Luiz Covolan, 2820, esquina com Rua Henrique Riboldi, bairro Santa Catarina, Caxias do Sul)
  • Quanto: entrada gratuita. Ingressos no local, retirada por ordem de chegada, vagas limitadas
  • Realização: Grupo Ueba Produtos Notáveis e Mostra Arte na Margem
  • Apoio cultural: Instituto Elisabetha Randon, Cenci Dicriare e Orquídea
  • Apoio: RBS TV e Sicredi Pioneira
  • Financiamento: Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul (LIC)
  • Detalhes: site do Grupo Ueba e redes sociais @grupoueba e @moinhodacascata
  • Observação: A programação acontece mesmo em caso de chuva
Fotos: Gio Boff/Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.