Missão Colômbia deve gerar mais de R$ 35 milhões para calçadistas brasileiros

Por Jonathan da Silva

Mais de US$ 6,4 milhões (mais de R$ 35 milhões) devem ser gerados para as 34 marcas calçadistas brasileiras a partir da Missão Colômbia realizada pelo Brazilian Footwear entre os dias 25 e 27 de junho, em Bogotá. As estimativas consideram negócios realizados e alinhavados no evento. A iniciativa promovida pelo programa de apoio à exportação do setor mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), contou com o Projeto Comprador interno, que, além de players colombianos, teve, pela primeira vez, a participação de compradores de Equador, Peru e República Dominicana.

A representante da área de Negócios da Abicalçados, Carla Giordani, responsável pela ação, destaca a assertividade das rodadas, todas marcadas por meio do matchmaking, ferramenta que cruza as demandas dos compradores com as ofertas das marcas. “Nesta edição, devemos ter um total de mais de 350 mil pares comercializados com os players que participaram da ação”, conta a executiva.

De acordo com Carla, mais uma vez o mercado local abraçou o calçado brasileiro. “É um mercado potencial para o Brasil. Atualmente, somos o segundo maior fornecedor de calçados para a Colômbia, atrás apenas da China. Existe espaço para ampliar o nosso market share, principalmente devido às nossas similaridades culturais e à proximidade geográfica. Para que isso ocorra, no entanto, é preciso que cada vez mais as empresas participem de ações como esta, que além de gerar negócios expressivos, consolida o nosso posicionamento naquele mercado”, detalha a representante da Abicalçados.

Satisfação das marcas

Tradicional participante da Missão Colômbia, a Pampili demonstrou-se satisfeita com os resultados obtidos. Segundo a coordenadora de Negócios Internacionais da empresa, Lismeire Santos, a participação confirmou um primeiro semestre “surpreendente” para o setor calçadista exportador. “O mercado externo, de maneira geral, está indo bem. Na Missão, especialmente devido ao trabalho de matchmaking, que torna as negociações mais assertivas, tivemos resultados bastante positivos. Nesta edição, notamos a participação dos principais players do mercado colombiano. Fechamos negócios in loco e deixamos alguns alinhavados”, avalia Lismeire.

O gerente comercial da Nesk, Jonatha Pacheco, esteve à frente da participação da empresa pela primeira vez em uma ação internacional do Brazilian Footwear. “O evento foi muito bom. Além de fechar alguns negócios, foi importante, principalmente, para a prospecção deste mercado, que embora já atuemos há dez anos, não conhecíamos in loco”, conta Pacheco.

Participaram da Missão Comercial as marcas 365 Soft, Actvitta, Adrun, Arezzo, Beira Rio, BR Sport, By Cool, Coca-cola, Diversão, Giulia Domna, Gricci, Itweens, Jotape, Kids & Baby, Luiza Barcelos, Modare Ultraconforto, Moleca, Molekinha, Molekinho, Nesk, Novopé, Pampili, Pé com Pé, Petite Jolie, PG4 Galleria, Polo Go, Scatamacchia, Schutz, Smidt Shoes, Solis Brasil, Tropical Brasil, Vitzi, Vizzano e Wiki.

Divulgação

Durante a iniciativa, as empresas brasileiras também participaram do Photocall, evento de imagem e relacionamento com a imprensa local que tradicionalmente potencializa a divulgação do calçado brasileiro em alguns dos principais veículos de comunicação da Colômbia. “O Photocall é uma ação consolidada na Colômbia, que atrai muitos jornalistas locais. Neste ano, a novidade foi um formato que permitiu a gravação de vídeos que serão utilizados nos canais do Brazilian Footwear”, destaca a coordenadora de Comunicação da Abicalçados, Alice Rodrigues. O encontro, que contabilizou a participação de 36 meios de comunicação locais, teve também com a presença do presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira.

Mercado local

Com a produção de 54 milhões de pares de calçados por ano, o mercado colombiano é dependente das importações de calçados e tem no Brasil o segundo maior fornecedor internacional. De acordo com dados elaborados pela Abicalçados, a Colômbia tem um consumo interno de mais de 90 milhões de pares, o que representa a importância das importações para o o abastecimento. Em 2023, foram gastos com calçados US$ 848 milhões, número que, mesmo 3% menor do que o registro de 2022, está 21% à frente dos registros da pré-pandemia, em 2019.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
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