Mesmo com derrota, União Corinthians garante vaga inédita aos playoffs do NBB

Por Jonathan da Silva

O União Corinthians perdeu em casa para o Pato Basquete por 77 a 75 em duelo decidido nos últimos segundos de jogo, mas está classificado para os playoffs do NBB de forma inédita e antecipada. Com apenas uma rodada a ainda ser disputada na primeira fase, o time de Santa Cruz do Sul já não pode mais ser alcançado na tabela pelo Cerrado Basquete, primeiro time fora da zona classificatória. O feito histórico veio justamente na noite de aniversário de 158 anos do UniCo.

O jogo de muita alternância no placar teve parciais de 22 a 15 para o União no primeiro quarto, vantagens do Pato por 28 a 20 no segundo e 19 a 16 no terceiro período, e 17 a 15 para o time de Santa Cruz no quarto final. O venezuelano José Materán, do Pato, foi o cestinha da partida com 17 pontos anotados. Veríssimo também foi um dos destaques do time paranaense com um duplo-duplo: 12 pontos e 12 rebotes. Do lado do UniCo, o maior pontuador foi Duane Johnson com 15 pontos. O União entrou em quadra com Rasa Djokovic, Pedro Nunes, Duane Johnson, Enzo Ruiz e Malachias.

Materán foi o cestinha da partida

Com bom aproveitamento nos rebotes, o União Corinthians começou muito bem o jogo e terminou o primeiro período com vantagem de 22 a 15. No entanto, o Pato mostrou uma reação na reta final do quarto e a manteve no período seguinte, quando Materán acertou bolas importantes de 3. O time paranaense conseguiu a virada no placar e foi ao intervalo ganhando de 43 a 42. Na volta, os dois times acumularam erros ofensivos, especialmente nas bolas de 3 do lado gaúcho, e o placar ficou equilibrado ao fim do terceiro quarto, com vantagem de 62 a 58 para os visitantes. No último período não faltou emoção. O Pato começou bem e chegou a abrir sete pontos de vantagem, mas o União reagiu e chegou a empatar o jogo faltando cinco minutos para o fim. Com equilíbrio e troca de pontos até os últimos instantes, o time paranaense obteve a vitória em dois lances livres convertidos por Barnes faltando quatro segundos para o final do jogo. O União ainda teve a chance de virar o jogo, mas Duane não acertou seu arremesso para três pontos e o placar final foi de 77 a 75 para o Pato.

Duane foi o principal pontuador do União, mas não converteu o arremesso final

O revés em pleno ginásio Arnão foi a oitava derrota consecutiva do União Corinthians no Novo Basquete Brasil. Mesmo assim, a gordura obtida anteriormente trouxe a classificação inédita do time gaúcho aos playoffs. O Pato venceu quatro dos últimos cinco jogos e também está classificado ao mata-mata. Pela última partida da primeira fase do NBB, o UniCo encara o Minas em casa nesta sexta-feira, 12 de abril, às 19h30min. A rodada definirá os confrontos de oitavas de final.

Fotos: Vinicius Molz Schubert/Basquete U. Corinthians/Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.