Mercado de consultoria muda mindset.

Por Marcel Vogt

Segundo divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, estima-se que até 2025 o crescimento do mercado de consultoria no Brasil seja de 50%. É um grande salto de otimismo, depois dos efeitos causados pela Pandemia em todos os setores. E o mercado de consultoria também não foi poupado, tendo um grande impacto em 2020. Na época, a queda no faturamento superou os 18% em relação a 2021, conforme pesquisa da Global Research.

Para sustentar esta estimativa, a mudança iniciou dentro de casa primeiro. Conforme a Plataforma Statista, em 2022, o mercado de consultoria gerou mais de US$ 900 bilhões. E este crescimento foi alicerçado pela mudança do próprio mindset e de construir novos paradigmas ao mercado. Dentre estes compromissos, foi de puxar a agenda de transformação e inovação reais para a base de atuação. Hoje, as maiores consultorias mundiais entregam a realização de resultados e não mais de apenas indicar processos, mapear problemas e sugerir soluções.

A evolução do mercado, sobretudo tecnológico, obrigou as consultorias a ressignificarem suas existências. O modelo tradicional não é mais aderente e empresários e negócios querem que especialistas propunham, desenhem, apliquem e acompanhem os resultados e as melhorias contínuas. Está foi a grande mudança no modelo de performance das empresas e especialistas do mercado de consultoria. Agora está em voga a consultoria de impacto que coloca a “mão na massa” de fato. Hoje, as consultorias são, antes de tudo, implementadoras e conectoras de soluções e, em muitos casos, viram até sócias. E são os resultados que provam isso.

A evidência disso vem quando se olha os US$ 130 bilhões em vendas de serviços de consultoria de 2021, com os mais de US$ 900 bilhões que o mercado mundial de consultoria gerou com a transformação de negócios em 2022, conforme dado da plataforma Statista. A diferença é de recorte, de um segmento operacional ao ecossistema que atraiu agentes de soluções corporativas de todas as esferas, passando entre as gigantes Microsoft, IBM, Google, até ONGs, startups e pequenos negócios.

E por conta desse cenário, é que o mercado mundial de consultoria deve crescer, em média, 10% ao ano, o que faria as cifras de movimentação se elevar para além dos US$ 1,3 trilhão em 2026, analisa a Statista. “A consultoria não é mais só um prestador de serviços, é um parceiro de negócio. Com isso, precisou assumir os riscos dos projetos”, explica João Gumiero, sócio- líder de market development da Deloitte, em matéria publicada pela Forbes. Ou seja, conforme Gumiero, com os riscos que hoje as consultorias estão assumindo, sobem também os ganhos desses especialistas e consultorias.

Case de posicionamento estratégico 

A gaúcha VANT Group, que desenvolve soluções em Consultoria, Tecnologia, Brands e Compliance, é daqueles cases que dá gosto de se falar. A empresa começou 2023 a passos largos com foco na expansão nacional e na consolidação do modelo de negócio próprio, baseado no associativismo. Resultado de 10 anos de atuação no segmento de expansão e gestão empresarial, tanto no mercado gaúcho quanto no nacional, o método utilizado pela empresa gera resultados exponencias e, por consequência, atrai clientes renomados, acumulando cases de sucesso.

Agora, a estratégia é ampliar o impacto da VANT Group, que passa a contar com uma Rede de Consultores Associados em diferentes regiões do país – tudo para fortalecer as relações e otimizar a entrega aos Clientes. “A missão da VANT Group é potencializar resultados através de soluções integradas eficientes”, explica o CEO Júlio Augusto da Rocha.

E segundo o CEO do grupo, será o agronegócio um dos principais setores onde vão consolidar partes das estratégias de expansão no mercado brasileiro nos próximos 3 anos. Um dos Cases da VANT Group no Agro é a sementes com vigor de Vacaria/RS, que é conhecida como uma das principais sementeiras da Região Sul do país. “Este setor é muito dinâmico, tecnológico onde a necessidade de ser assertivo na gestão, no monitoramento dos processos e na segurança dos dados é urgente, por conta da alta competitividade nos detalhes. E, ao mesmo tempo, o agro é muito alicerçado em modelos de negócios familiares nos diversos tamanhos de negócio. E a VANT tem expertise para enxergar essas dores, a tecnologia adaptável a cada realidade e a simplicidade para conduzir a implementação de Inovação e expansão”, pondera Júlio.

Foto: Cássius Souza/Divulgação | Fonte: Assessoria
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