Martin Dreher palestra sobre imigração alemã na próxima segunda em Porto Alegre

Por Jonathan da Silva

Um dos nomes mais reconhecidos em relação aos estudos teuto-brasileiros, o Prof. Dr. Martin Dreher ministra a palestra “A História da Imigração Alemã – Carta de 2 de Fevereiro de 1825” na próxima segunda-feira, 17 de junho, no Centro Cultural de Porto Alegre, a partir das 19h30min. A entrada no evento se dará mediante a doação de materiais de limpeza pesada, como rodos, luvas e água sanitária, que serão destinados a atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Na apresentação, o pesquisador resgatará uma correspondência assinada por Johann Friedrich Jerike, um dos passageiros do veleiro Germania, que partiu de Hamburgo em 8 de maio de 1824, para mostrar a chegada no Brasil de pessoas de diferentes regiões, como Hamburgo, Mecklenburg-Schwerin, Palatinado e Francônia. Durante a viagem, aconteceram mortes, nascimentos e até mesmo uma revolta a bordo. De acordo com o especialista, a diversidade dos passageiros, que incluía personalidades, além de soldados e artesãos, reflete a variedade da imigração e das oportunidades presentes na época.

Natural de Montenegro, Dreher frequentou o Instituto Pré-Teológico e a Faculdade de Teologia da IECLB, em São Leopoldo. Tornou-se doutor em Teologia em Munique, na Alemanha, centrando-se na História da Igreja. Mais tarde, atuou na Escola Superior de Teologia e na Unisinos, ambas no Vale dos Sinos. Seus trabalhos incluem um vasto estudo e publicações sobre história da imigração e colonização alemã na América Latina.

Este será o terceiro encontro do ciclo de conferências “Colóquios da Imigração”. Para o próximo mês, também está confirmada a palestra Mulheres na Imigração, com Scheila dos Santos Dreher, em 8 de julho. Posteriormente, haverá ainda as conferências “A produção em belas artes no RS por germânicos e teuto-riograndenses”, em 19 de agosto, com José Francisco Alves, “Jornais em língua alemã editados no RS: ainda existem e onde estão?”, no dia 21 de outubro, com Isabel Cristina Ahrend, e “Lendas e Mitos da História da Imigração Alemã”, em 18 de novembro, com Décio Aloísio Schauren.

Serviço

  • Ciclo Colóquios da Imigração, em comemoração ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil
  • Palestra “A História da Imigração Alemã – Carta de 2 de Fevereiro de 1825”, com o historiador Martin Dreher
  • Dia 17 de junho, segunda-feira, às 19h30min
  • Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre (Rua Germano Petersen Júnior, 250 – Auxiliadora – Porto Alegre)
  • Ingresso: doação de materiais de limpeza pesada, como rodos, luvas e água sanitária, que serão destinados aos atingidos pelas enchentes
  • Há elevador de acessibilidade e estacionamento no local

Próximas palestras

Sempre às segundas-feiras, 19h30min, no Centro Cultural 25 de Julho.

  • 8 de julho – Mulheres na Imigração, com Scheila dos Santos Dreher
  • 19 de agosto – A produção em belas artes no RS por germânicos e teuto-riograndenses, com José Francisco Alves
  • 21 de outubro – Jornais em língua alemã editados no RS: ainda existem e onde estão?, com Isabel Cristina Ahrend
  • 18 de novembro – Lendas e Mitos da História da Imigração Alemã, com Décio Aloísio Schauren
Foto: Ivan Lauffer/Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.