Marcas de calçados brasileiros participam de showroom na Colômbia

Por Gabrielle Pacheco

Com o objetivo de estreitar laços com o mercado calçadista colombiano, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) através do Brazilian Footwear, desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), promove um showroom com 12 marcas brasileiras no país. A iniciativa ocorre entre 27 e 31 de agosto, e prevê ações nas cidades de Cali, que além da exposição, realizará um seminário preparatório sobre o mercado colombiano, e também em Bogotá, com a ação comercial.

Com o objetivo de otimizar o tempo e alavancar um maior volume de negócios, foi realizado um serviço de matchmaking, reuniões pré-agendadas, com alguns dos principais grupos do varejo colombiano. “A Colômbia é um dos principais destinos do calçado brasileiro no exterior, tanto pela identificação cultural entre os países, como também pela influência da moda brasileira no país”, conta a gestora de Projetos da Abicalçados, Roberta Ramos. Outro ponto que pode alavancar negócios nesta edição do showroom, é o fato de que as coleções apresentadas serão as de primavera-verão, preferência dos compradores locais.

Segundo Roberta, o crescimento econômico do país vizinho, apesar de lento, é um incentivo para o consumo de calçados. Em 2017, o PIB local cresceu 1,8%, sendo que a projeção para os próximos quatro anos é de crescimento médio de 3,6%. “É uma economia que vem em crescimento gradual, com recuperação do consumo interno”, completa.

Atualmente a Colômbia é o 7º destino internacional do produto brasileiro, atrás de Argentina, Estados Unidos, França, Paraguai, Bolívia e Chile. Dos calçados importados pela Colômbia, o Brasil responde pela terceira posição entre as origens principais, sendo responsável por quase 30% do total dos produtos que entraram no país sul-americano em 2017.

Entre os meses de janeiro e julho de 2018, foram embarcados mais de 4 milhões de pares brasileiros para a Colômbia, 4% mais do que no mesmo período do ano passado.

O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações, que objetiva aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
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