Marcas da Grendene avançam no Índice de Transparência da Moda 2021

Por Ester Ellwanger

Com uma jornada de desenvolvimento sustentável iniciada há mais de uma década e em constante evolução, a Grendene segue progredindo, não apenas em números e novos mercados, mas também na comunicação com todos os seus públicos.

Consolidada como a maior exportadora de calçados do Brasil e uma das maiores produtoras mundiais, a companhia tem buscado, cada vez mais, uma maneira única de se posicionar, informar e comunicar, inciativa que reflete em todas as suas marcas, considerando as particularidades de cada uma. E o Índice de Transparência da Moda Brasil, ferramenta anual do Fashion Revolution, demonstrou esse compromisso. Entre 50 marcas e varejistas analisadas, Melissa e Ipanema despontaram entre as cinco com o maior salto de desempenho comparado à última edição da pesquisa.

Os principais destaques das marcas da Grendene foram “conhecer, comunicar e resolver”, no qual tanto Melissa como Ipanema saltaram de 17% para 51%; “políticas e compromissos”, onde as marcas foram de 48% para 60%; e “tópicos em destaque” de 22% para 27%, Melissa, e de 18% para 26%, Ipanema. A pontuação média geral das 50 empresas avaliadas pelo Fashion Revolution em 2021 foi de 18%. Considerando todos os aspectos avaliados pelo Índice, Ipanema e Melissa ocupam a 8ª e a 9ª posições, respectivamente, no ranking geral.

Para o gerente de Desenvolvimento Sustentável da Grendene, Carlos André Carvalho, os resultados estão diretamente ligados às premissas da companhia e ao esforço para divulgá-las cada vez mais. “Trabalhar com um olhar voltado para a aplicação de práticas sustentáveis e responsáveis alinhadas à inovação é uma política da organização. Estamos sempre buscando aprimorar o relacionamento com os seus consumidores, seja em ambiente presencial ou no on-line, da forma mais transparente possível e, ao mesmo tempo, pesquisando formas de reduzir e mensurar o impacto em toda a cadeia produtiva – da operação nas fábricas, às descobertas de novos insumos, chegando até mesmo a fornecedores e prestadores de serviços”, explica o executivo, sinalizando que todas essas iniciativas são compartilhadas no Relatório de Sustentabilidade da companhia, que é baseado na metodologia da Global Reporting Initiative (GRI) e busca a melhor aplicação das práticas empresariais de ESG.

Trabalhar com um olhar voltado para a aplicação de práticas sustentáveis e responsáveis alinhadas à inovação é uma política da organização. Estamos sempre buscando aprimorar o relacionamento com os seus consumidores, seja em ambiente presencial ou no on-line, da forma mais transparente possível…”

Recentemente, a Melissa Free, com os seus “chinelos-nuvem”, inovou com produtos feitos com material da fonte renovável de cana-de-açúcar. Unindo conforto e design, o calçado apresenta em sua identidade o diferencial sustentável de seu material, que recebe o nome de Melfree, por ser o primeiro monobloco contendo E.V.A. biobased da marca. Os produtos têm uma pegada de carbono renovável 20% menor, o que significa uma emissão de até 65% menos CO2eq – um passo importante na diversificação no mix de produtos.

Já a Ipanema reforçou o seu compromisso com a jornada sustentável com a linha Recria, com sandálias 100% recicláveis e produzidas com 60% de material reciclado, o dobro do restante da marca. São três modelos que possuem opções de cores na cartela que utilizam resíduo de casca de arroz, material que seria descartado. Essa coleção foi concebida por meio de material e processos com menos impacto socioambiental, aliado a sandálias com preços acessíveis para todas as brasileiras.

 

Do ponto de vista do negócio, o diretor de Relações com Investidores da Grendene, Alceu Demartini de Albuquerque, observa que, há uma tendência global na valorização das políticas socioambientais das empresas, que são percebidas como um importante ativo analisado pelos acionistas. “Temos o compromisso de conduzir nosso negócio de maneira sustentável para garantir a segurança dos nossos consumidores, colaboradores e marcas. Todo esse empenho aumenta a qualidade dos nossos produtos, reduz danos ambientais e agrega cada vez mais valor à companhia”, pontua.

A maioria dos avanços em questões sociais e ambientais e nas demais áreas avaliadas na empresa pelo Índice de Transparência da Moda Brasil consta no Relatório de Sustentabilidade da Grendene. O foco da atuação da empresa está dividido em três pilares: Valorização e Respeito às Pessoas, Operações Ecoeficientes e Produtos de Menor Impacto. O relatório destaca as melhores práticas a fim de informar e ao mesmo tempo engajar consumidores e indústria da moda em ações mais sustentáveis.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
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