Local do Centro de Eventos de Porto Alegre será definido até 31 de janeiro

Por Stephany Foscarini

O Sindha – Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região recebeu em sua sede, na tarde de quinta-feira (16), o prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo, para discutir o projeto do Centro de Eventos de Porto Alegre, pauta defendida há anos pela entidade. Durante o evento, Melo garantiu que a definição do local para a construção do espaço, que busca fomentar o turismo em Porto Alegre, sairá até dia 31 de janeiro de 2022.

Nós vamos participar dessa comissão até o dia 31 de janeiro e tenho certeza que encontraremos o melhor para Porto Alegre. Nós entendemos que não existe outra localização e que aquela região vai ficar completa com o Centro de Eventos, ela será o cartão postal de Porto Alegre que vai gerar o desenvolvimento de outras regiões”.

O Sindha encomendou um estudo de viabilidade do projeto, junto à KPMG, para que o Centro de Eventos seja construído ao lado do estádio Beira Rio. O projeto foi entregue para prefeitura de Porto Alegre e também ao Ministro do Turismo, Gilson Machado, durante sua passagem pelo Estado. O presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky, reforça que Porto Alegre é uma cidade promissora na recepção de grandes eventos e que só tem a ganhar com a construção deste novo espaço, fundamental para acelerar a economia na cidade. “Nós vamos participar dessa comissão até o dia 31 de janeiro e tenho certeza que encontraremos o melhor para Porto Alegre. Nós entendemos que não existe outra localização e que aquela região vai ficar completa com o Centro de Eventos, ela será o cartão postal de Porto Alegre que vai gerar o desenvolvimento de outras regiões”, afirma Chmelnitsky.

Nós vamos oferecer as opções ao mercado, começando pela área do Beira Rio, da qual já temos um estudo encaminhado, feito pelo Sindha. Além dele, outras regiões, como a do 4º Distrito também serão oferecidas. Nós temos o compromisso com esse projeto de ceder o terreno e honraremos com esse compromisso”.

O prefeito Sebastião Melo, salienta que Porto Alegre vive um momento importante de retomada econômica. Quanto ao centro de Evento, o prefeito afirma que é necessário achar um consenso, entre a própria categoria e os empresários, para que encontrem o melhor espaço para abrigar o projeto. Além do espaço na Zona Sul, ao lado do estádio Beira Rio, também. “Nós vamos oferecer as opções ao mercado, começando pela área do Beira Rio, da qual já temos um estudo encaminhado, feito pelo Sindha. Além dele, outras regiões, como a do 4º Distrito também serão oferecidas. Nós temos o compromisso com esse projeto de ceder o terreno e honraremos com esse compromisso. O turismo é muito importante para fomentar o turismo e provavelmente, no pós-pandemia, um turismo mais local irá se desenvolver. É para isso que estamos trabalhando”, destaca Sebastião Melo.

Ainda durante o encontro, o Presidente do SHPOA – Sindicato dos Hotéis de Porto Alegre, Carlos Henrique Schmidt, entregou um ofício ao Prefeito sobre a redução de tributos aos hotéis da Capital, como o IPTU em 20%, além do abatimento no ISSQN, assim igualando o setor hoteleiro ao de eventos. “Por mais de 100 dias, 90% deles permaneceram fechados, alguns talvez nem abram mais. Nossos hotéis sofreram muito, por isso viemos fazer esse apelo à prefeitura da Capital”, relata.

Essa edição do projeto Sindha Recebe marca também um dos últimos compromissos do presidente Henry Chmelnitsky à frente do Sindha, bem como de Carlos Henrique sobre o comando do SHPOA. Ambos deixarão os cargos em janeiro de 2022, após oito anos de atuação frente aos setores hoteleiro e restauranteiro.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.