Live discute os desafios para a comercialização do mel

Por Gabrielle Pacheco

Depois de discutir a Organização da Produção e os Caminhos para se Obter um Mel de Qualidade, a Maratona da Apicultura do Programa Juntos para Competir (JPC) agora aborda a venda dos produtos. Desta forma, na próxima terça-feira (1°), a partir das 19h30, vai ao ar a live Desafios para a Comercialização, no canal do Senar-RS no YouTube.

“O foco não será só na comercialização do mel, mas de outros produtos apícolas, já que é uma das estratégias do JPC a diversificação de produtos para agregação de valor. É uma questão mais ampla, sobre todas as oportunidades que o setor apícola pode oferecer em termos de produtos que hoje em dia são muito bem recebidos pelo consumidor, como a geléia real e própolis”, explica Antonio José Aguinaga, assessor da superintendência do Senar-RS e gestor do programa Juntos Para Competir.

Mediada pelo supervisor do Senar-RS Ricardo Lopes de Almeida, a live terá a participação do apicultor Paraguaçu Lopes Costa e de Rogério Malamut, técnico da Malamut Consultoria Ltda. ASsim, o evento marcará o encerramento da Maratona da Apicultura em 2020. “Vamos encerrar com essa temática porque ela mistura todas as discussões que foram trazidas até aqui. Assim, o objetivo é divulgar as informações para o público participante dos projetos do JPC, mas vai além”, explica Aguinaga. “Queremos divulgar tudo o que a gente vem fazendo pelo segmento apícola para apicultores que ainda não fazem parte dos projetos, mas precisam dessas formações para que, eventualmente, avaliem a possibilidade de participarem do programa”, acrescenta.

Juntos para Competir

O Programa Juntos para Competir nasceu da parceria entre a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Assim, desde 2003 as entidades se articulam para promover o desenvolvimento do agronegócio gaúcho.

Atualmente, cerca de 4 mil produtores de diversos segmentos são beneficiados por ações de metodologia coletiva. No setor de apicultura, são 180 os contemplados, nas regiões da Campanha e Fronteira Oeste, Metropolitana e Vale do Taquari e Rio Pardo. As ações desenvolvidas têm foco na qualificação da gestão, no aumento de produtividade, produção de qualidade, inserção de novas tecnologias, estímulo ao consumo interno e busca pela diferenciação.

Foto: Reprodução/Fotos públicas | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar