Levantamento da KPMG aponta que 85% dos consumidores mundiais buscam mais sustentabilidade

Por Amanda Krohn

Conceito que ganhou força a partir dos anos 90, a sustentabilidade assume uma importância cada vez maior no imaginário do consumidor. Uma pesquisa divulgada no final do ano passado pela KPMG, que ouviu 30 mil pessoas de 11 países apontou que o conceito tem mudado hábitos de consumo. Conforme levantamento, cerca de 85% dos consumidores no mundo realizaram mudanças no estilo de vida e em comportamentos com o intuito de serem mais sustentáveis. Outro dado importante é que 76% dos respondentes colocaram a proteção ao meio ambiente como mais importante do que a economia em crescimento.

As empresas que não adaptarem processos produtivos para que sejam mais responsáveis ambientalmente, economicamente e socialmente, não irão sobreviver no mercado.

Visando instigar a sustentabilidade na cadeia produtiva do calçado, não somente no seu pilar ambiental, mas também econômico, social, cultural e de gestão da sustentabilidade, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) criaram o Origem Sustentável. Única certificação de ESG (Environmental, social, and corporate governance) para o setor calçadista no mundo, ela possui, atualmente, mais de 90 empresas produtoras de calçados e fornecedores de matérias-primas participantes.

O gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, destaca que entre 2021 e 2022 o programa cresceu mais de 75% em empresas certificadas, número que deve seguir em crescimento nos próximos anos. “A sustentabilidade é uma exigência do consumidor. As empresas que não adaptarem processos produtivos para que sejam mais responsáveis ambientalmente, economicamente e socialmente, não irão sobreviver no mercado. Estamos vivendo uma nova era e as empresas estão mais atentas e preocupadas com isso, não somente pelo planeta, mas pelos negócios”, avalia.

Uma pesquisa realizada pela Abicalçados em 2021 aponta que o setor calçadista brasileiro caminha a passos largos para ser cada vez mais sustentável, mas que existe um caminho a ser percorrido. O levantamento da entidade indica que 87% das empresas do setor têm um trabalho de destinação ambientalmente adequada dos resíduos de forma completa ou parcial, 73% executam o controle de substâncias restritas e 48% consomem energias limpas, de fontes renováveis. “Temos uma das indústrias mais sustentáveis do planeta e precisamos comunicar isso ao mercado. O Origem Sustentável veio para auxiliar nessa tarefa junto a todos os stakeholders no mercado nacional e internacional”, ressalta Schlindwein, destacando os ganhos com imagem proporcionados pela certificação.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
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