Leite anuncia prorrogação do decreto de restrição até 30 de abril

Por Gabrielle Pacheco

O governador Eduardo Leite realizou na tarde desta quarta-feira, 15, mais uma transmissão ao vivo onde detalhou as estratégias do governo no enfrentamento do novo coronavírus até então e anunciou a manutenção do decreto de restrição até o próximo dia 30. A flexibilização deve acontecer a partir de então, com base no que for apurado em uma nova fase da pesquisa realizada pela UFPEL. Até lá, cidades de fora da região metropolitana e Serra Gaúcha, que concentram a menor parte dos casos, podem decidir sobre a abertura do comércio local.

Panorama

O governador começou a transmissão apresentando o panorama do novo coronavírus. Os dados apresentados mostram que O Brasil apresenta um cenário parecido, do ponto de vista de como o vírus se apresenta, com a Europa e os EUA e diferente dos países asiáticos. O Rio Grande do Sul também segue uma trajetória menos intensa na propagação da Covid-19 em relação a outros estados do Brasil, como SP e RJ.  O RS também ocupa o 3º lugar na lista dos estados com menor número de casos em relação à população total. Segundo Leite, o Estado também tem a terceira menor taxa de letalidade entre os estados selecionados pela pesquisa.

Segundo o governador, os dados positivos são possíveis devido à adesão da população aos hábitos de prevenção como higiene e isolamento social. Todos os indicadores apresentados estão disponíveis no site, atualizado em tempo real quanto ao número de casos e mortes no Estado, além dos dados por município.

“Uma crise sem precedentes, não apenas de saúde pública”.

Leite também agradeceu aos gaúchos pela aceitação da imposição do isolamento social, que deu tempo para que o governo pudesse estruturar o sistema de saúde. Com os dados apresentados, segundo Leite, é possível perceber que as decisões até então foram acertadas.

O estudo da UFPEL

Foram divulgados na transmissão os primeiros resultados do estudo inovador realizado pela UFPEL, em parceria com outras universidades em todo o RS. Foram aplicados testes na população de 9 cidades gaúchas, mapeando se as pessoas testadas já desenvolveram anticorpos à doença. A pesquisa deve servir como base para todas as decisões que serão tomadas a partir de agora.

Segundo as projeções, a cada 500 infectados, somente 65 são notificados. Para cada caso notificado, em cada uma das 9 cidades pesquisadas, existiam outros 4 não notificados. o que compactua com a ideia de que a grande maioria de pacientes não desenvolve sintomas e não procura o sistema de saúde. Desta forma, devem existir mais de  5,6 mil infectados no RS. Sobre o distanciamento social, os apontamentos foram de que 20% das pessoas continuam saindo de casa normalmente. 60% tem saído de casa somente em necessidades essenciais.

“Estamos preparando o estado para entrar em uma fase de distanciamento controlado”.

A decisão do governo, segundo o governador, é de seguir preparando os sistemas de saúde com base nos apontamentos das pesquisas e manter o decreto de restrição em vigor. A migração para um modelo de distanciamento controlado, mais flexível, deve acontecer após a consolidação de novos dados até o próximo dia 30.

Foto: Divulgação
Publicidade

Você também pode gostar