IENH impulsiona a Educação Bilíngue de Novo Hamburgo há 17 anos

Por Ester Ellwanger

Foi a partir de uma pesquisa com a comunidade que o Currículo Bilíngue (português-inglês) da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo – IENH foi implementado, sendo pioneiro no Vale do Sinos. Em 2004, quando o estudo foi iniciado, havia apenas uma escola bilíngue (português-alemão) e uma escola internacional, ambas em Porto Alegre, de acordo com a Coordenadora do Currículo Bilíngue da IENH, Luciana Brentano.

O protagonismo da Instituição na área da Educação Bilíngue foi sendo estabelecido com o tempo. Luciana explica que, desde 2005, o currículo foi “crescendo em número de turmas e de prestígio na região, tornando-se referência para muitas escolas”. “Temos muito orgulho do trabalho que estamos desenvolvendo e aprimorando ao longo desses 17 anos de trabalho”, diz. Ainda, destaca que o ambiente de trabalho é qualificado e os pais estão muito satisfeitos com o resultado linguístico e acadêmico dos filhos.

A partir dos conhecimentos adquiridos por um grupo de professores, cursos de formação continuada foram promovidos pela IENH para os próprios docentes no intuito de qualificar o grupo. “Começamos com cursos rápidos sobre metodologias no ensino bilíngue”, diz Luciana, e mais de 60 professores tiveram a oportunidade de receber capacitação. Desde então, mais de 350 pessoas da área da educação foram formadas ou estão em formação para o ensino bilíngue por meio dos cursos ofertados pela Instituição.

Devido ao trabalho desenvolvido em sala de aula, outras escolas começaram a procurar a IENH como fonte de formação e esse foi o pontapé para o lançamento da Especialização em Educação Bilíngue e Cognição, em 2017. O curso foi pioneiro no Rio Grande do Sul nesse tipo de formação e possui quase 140 especialistas já formados. Além dele, também há a oferta de um curso de extensão de 120 horas em Teoria e Prática na Educação Bilíngue, oferecido desde 2020, em formato on-line, para professores e escolas bilíngues em todo o Brasil.

 

Aplicação na sala de aula

Karin Meyrer é professora da IENH e realizou a Especialização em Educação Bilíngue e Cognição. Ela conta que a pós-graduação a permitiu entender conceitos para além do bilinguismo: “a gente consegue entender o que está acontecendo no cérebro do nosso aluno enquanto ele está aprendendo uma segunda língua”, diz.

Para Karin, o curso colaborou na prática em sala de aula porque auxiliou a elaborar estratégias que tornam o processo de aprendizagem “melhor, mais rico, fácil e prazeroso” e a pensar em como pode ajudar o aluno a ter um melhor desempenho.

Ainda, a professora de Língua Inglesa, Science e Global Perspectives conta que a partir da especialização ficou mais fácil planejar e pensar as aulas com mais qualidade. Ela analisa que a questão da cognição e seus aspectos fisiológico e químico, vista no curso, é essencial para traçar caminhos que contribuam para os estudantes atingirem com excelência o objetivo de alcançar o bilinguismo.

Experiência internacional

No último semestre de 2021, a Coordenadora Luciana Brentano realizou uma parte do doutorado em Bilinguismo e Cognição na Universidade da Califórnia, por meio de uma bolsa do CNPq. Segundo a doutoranda, “foi uma experiência maravilhosa”, em que pôde aprender com Judith Kroll, renomado nome em pesquisa sobre bilinguismo no mundo. A oportunidade também beneficia os estudantes da pós-graduação da IENH, pois as parcerias com pesquisadores internacionais e as visitas às escolas bilíngues e monolíngues proporcionaram conhecimento e novas perspectivas a serem discutidas.

Luciana destaca que, além das aulas de bilinguismo que pôde ter na universidade, realizou a atualização de leituras e discussões e aprendeu como fazer pesquisa internacional na área do bilinguismo e cognição. Ela fala que voltou para o Brasil “cheia de contatos com pesquisadores internacionais, projetos de pesquisa para o futuro e a possibilidade de continuar fazendo parte do laboratório internacional sobre bilinguismo, mente e cérebro”, coordenado por Judith.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
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