Grupo Mulheres Mais promove workshop sobre regulação emocional para lideranças

Por Jonathan da Silva

O grupo Mulheres Mais realizou na manhã desta terça-feira (9) o workshop “Regulação emocional e conversas difíceis”, que teve o objetivo de capacitar e desenvolver empresas da cadeia produtiva do calçado. O evento, que teve a apresentação da psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia Renata Roos, aconteceu no formato digital.

A atividade foi parte da programação da iniciativa Mulheres Mais, grupo criado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq) para debater o desenvolvimento de lideranças femininas no setor.

Na oportunidade, a psicóloga ressaltou a importância do controle emocional em conversas difíceis que fazem parte da rotina de lideranças de qualquer atividade econômica, em especial às ligadas aos Recursos Humanos. “Líderes sabem o que desejam e acreditam no poder do diálogo. Só que esse diálogo precisa ter, em primeiro lugar, segurança da mensagem a ser passada, tolerar ambivalência e a utilização das palavras certas”, comentou. Segundo ela, existem estratégias de controle emocional na comunicação que precisam ser bem utilizadas para o melhor resultado. “Imagine que você está em um reality show, com muitas câmeras apontadas para a situação. O interlocutor não te conhece e você precisa ser o mais polida possível”, destacou Renata.

Durante o evento, Renata indiciou alguns livros sobre o tema, entre eles “Não acredite em tudo que você sente” e “A cura do ciúme”, de Robert Leahy; “Conversas cruciais”, de Patterson, Grenny, McMillan e Switzeler; e “Agilidade emocional”, de Susan David.

O grupo

O grupo Mulheres Mais é uma iniciativa conjunta de entidades ligadas à produção de calçados lançada no ano passado. A superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, destaca que o objetivo é fortalecer as lideranças femininas na cadeia produtiva da moda. “A diversidade é fundamental para o sucesso corporativo. A iniciativa, apoiada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), une entidades em um movimento coordenado para ampliar a presença feminina no nosso setor”, frisou.

Pesquisa

A inserção de mais mulheres em posições de liderança no mundo corporativo é uma necessidade latente em termos de ESG e também de competitividade para as empresas. Recente estudo da Mckinsey apontou que empresas que investem em diversidade de gênero possuem lucratividade 21% maior do que as demais.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.