Grendene aumenta portfólio de calçados produzidos com menor impacto ambiental

Por Marcel Vogt

Em 2022, a Grendene aumentou o seu portfólio de calçados produzidos com impacto reduzido ao meio ambiente, aqueles que possuem menor pegada ambiental se comparados às suas versões tradicionais, ao todo já são 56 modelos lançados desde 2019. No período, os produtos que utilizam materiais de origem renovável em sua produção (com, no mínimo, 25% da composição) faturaram mais de R$ 66 milhões. Só no ano passado, foram vendidos mais de 800 mil pares, com faturamento de aproximadamente R$ 50 milhões.

Também fazem parte da jornada de sustentabilidade da empresa as operações ecoeficientes. No último ano, houve redução de 6% no consumo de energia e 20% na emissão de gases de efeito estufa, o que significou uma diminuição de mais de 11.600 toneladas. Para atingir esses números, a Grendene conta com 3.500 painéis fotovoltaicos na unidade de Sobral com capacidade de geração de 1,14 megawatts-pico (MWp). Ainda com o objetivo de garantir a ecoeficiência de suas operações, a companhia atua com fornecedor de logística que utiliza veículos elétricos. No ano passado, foram percorridos cerca de 4.000 km entre Farroupilha e Porto Alegre.

E a preocupação com a economia de água não fica para trás. Considerando que a maior parte das operações industriais da Grendene estão localizadas no semiárido brasileiro, metade das fábricas estão em área de risco de estresse hídrico, Crato e Fortaleza, a companhia busca constantemente alternativas para o reuso de água em todo processo produtivo. No último ano, foram reaproveitados mais de 127 milhões de litros de efluentes tratados, cerca de 86% de todo o recurso hídrico utilizado nas unidades da empresa.

Sobre a Grendene

Fundada em 1971, a Grendene é a maior exportadora de calçados do Brasil e uma das maiores produtoras mundiais. Detentora das marcas Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil.

Com quatro unidades industriais, distribuídas por Ceará, e Rio Grande do Sul, tem capacidade instalada para produzir 250 milhões de pares/ano. Por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e da subsidiária Grendene USA, Inc. (EUA), seus produtos alcançam 65 mil pontos de venda no Brasil e 45 mil fora do país. A Companhia conta ainda com showroom Melissa em Milão, duas “Galeria Melissa” (São Paulo e Nova York).

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
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