Fundação Iberê Camargo inaugura exposição de arte têxtil em Porto Alegre

Por Amanda Krohn

A Fundação Iberê inaugura, no sábado (3/12), a exposição inédita Trama: Arte Têxtil no Rio Grande do Sul. Com curadoria de Carolina Grippa, serão apresentados 35 obras de 17 artistas. As tapeçarias de Erica Turk, Jussara Cirne de Souza e Wilhelm Horvath trazem as técnicas mais tradicionais, enquanto as de Yeddo Titze, Liciê Hunsche, Ivandira Dotto e Fanny Meimes usam a lã, mas já buscam formatos e volume na peça. Outras seguem com o formato plano, mas inovam nos materiais e no desenho, como é o caso das duas tapeçarias bordadas por Salomé Steinmetz e as de telas galvanizadas de Ana Norogrando. Serão apresentados, também, trabalhos de Heloisa Crocco, que, a partir de rede e fibra de vime, desenvolve uma peça tecida, e de Sonia Moeller, que realiza um conjunto com as mais diversas técnicas, como bordado, tecelagem, colagem, entre outras.

A mostra traz, ainda, trabalhos que não se enquadram no formato tapeçaria, mas tem no cerne da sua construção o tecer. Zoravia Bettiol deu esse salto ao espaço, tecendo em bases de ferro, multiplicando os formatos que as suas obras poderiam adquirir, como é o caso do trabalho Granada, da série Transparências Geométricas (1974). Outra artista de destaque é Berenice Gorini, que realizou uma intensa pesquisa com materiais alternativos, como a palha, para a construção de formas orgânicas e vestimentas, essas segundas sendo bem conhecidas.

“O grande objetivo da exposição é mostrar os nomes mais relevantes da arte têxtil que são ou atuaram no Rio Grande do Sul e que tiveram uma trajetória relevante nesse segmento, participando de diversas mostras desenvolvidas no país a partir da década de 1970. Também é importante registrar a diversidade dessa produção, que do plano buscou a tridimensionalidade e que da tradicional lã foi para uma diversidade de materiais, mostrando a versatilidade de cada poética percorrida por cada um dos artistas”, diz Grippa.

Serviço

O quê: Exposições Trama: Arte Têxtil no Rio Grande do Sul
Quando: 3/12 (Sábado) até 26/02, das 14h às 18h
Onde: Segundo andar da Fundação Iberê (Avenida Padre Cacique, 2000 – Bairro Cristal)

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.