Fórum Tribal Metropolitano reúne estudantes na Capital

Por Gabrielle Pacheco

De maio à outubro, 18 mil estudantes de quase 600 escolas gaúchas colocaram a mão na massa e se dedicaram a desenvolver 2,5 mil ações de voluntariado focadas nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). O projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania, maior movimento de voluntariado infanto juvenil do Brasil, criado pela ONG Parceiros Voluntários, ganha força ano a ano e nesta 16ª edição elegeu como tema #QualOMundoQueEuQuero?

Para o Fórum Tribal Metropolitano, encontro destinado a concluir os trabalhos de 2019, o local escolhido para receber cerca de 300 alunos foi o espaço verde do Sesc (Av. Protásio Alves, 6220), nesta sexta-feira, 25 de outubro, das 13h às 16h30. A tarde será recheada com 14 oficinas realizadas por escolas da capital e da região metropolitana e por uma rede de parceiros formada pela ONG EcoSurf, DMAE, PROERD, OAB, Escola Brahma Kumaris, Ouvidoria da Secretaria da Justiça Cidadania e Direitos Humanos do RS, Polícia Rodoviária Federal, Escoteiros do Brasil, Polícia Civil e o Pólo Educacional Pemse.

A Escola Estadual Matias de Albuquerque será um dos destaques no evento. Os alunos do Ensino Fundamental participam com a oficina de bonecas Abayomis, símbolo de resistência, tradição e poder feminino da cultura afro-brasileira. A palavra abayomi tem origem ioruba e significa “aquele que traz felicidade ou alegria” e remete ao período escravocrata, quando as mulheres negras faziam bonecas para seus filhos com pedaços de suas saias, único tecido encontrado em navios negreiros, para acalmar e trazer alegria às crianças.

Os jovens tribeiros estarão confeccionando as peças com roupas e tecidos descartados para reverterem em recursos para a escola. Destaque em Educação Ambiental e Financeira, a Matias de Albuquerque também irá promover a Oficina Fantoches com resíduos descartados.

Nove alunos do Colégio Rainha do Brasil, dois deles surdos, estarão apresentando a peça Humanizar é Preciso, focada em críticas às políticas públicas, com pequenas esquetes que trabalham racismo, machismo, pobreza, politica do idoso, LGBTfobia e meritocracia. Na abertura do Fórum, um grupo de estudantes do Colégio Leonardo da Vinci Alfa estarão promovendo uma roda de conversa sobre o que são os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e o impacto no Planeta.

O Colégio São Judas Tadeu, que tem como principal ação de voluntariado visitas à Clínica Esperança de Amparo à Criança, instituição dedicada a atender crianças e adolescentes portadoras do vírus HIV entre outras vulnerabilidades, participa do Fórum com a Oficina: Como tornar sua escola sustentável.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar