Forças Armadas vestirão uniformes inteligentes

Por Gabrielle Pacheco

As tropas das Forças Armadas brasileiras passarão a vestir uniformes inteligentes. Para oferecer o lote piloto das fardas, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) publicou nesta sexta-feira (6) a chamada para participar da licitação que ocorrerá no dia 23 de setembro.

“Soldados de várias partes do mundo adotam nas vestimentas soluções tecnológicas avançadas. Em pouco tempo, Exército, Marinha e Aeronáutica do nosso país também terão condições de atuar em operações militares e especiais munidos de roupas com funcionalidades físico-químicas, que vão garantir maior capacidade de ação”, explica Larissa Querino, responsável pelo projeto na ABDI.

A licitação será na modalidade de concorrência do tipo menor preço e voltada para as empresas do setor têxtil, com comprovada experiência dos serviços que são objeto da contratação.
O programa Uniformes Inteligentes é uma iniciativa da ABDI e recebe o apoio do Exército, que já desenvolve o Projeto Combatente Brasileiro (Cobra).

No início de 2019, foi criada uma força tarefa contando com a participação do Ministério da Defesa (MD), Exército, Marinha e Aeronáutica, Imbel (Indústria de Material Bélico do Exército), Ministério da Economia (ME), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTic), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abiti) e Senai.

O programa prevê duas etapas. A primeira tem o objetivo de criar soluções tecnológicas voltadas para os tecidos. A segunda etapa será a incorporação dos gadgets eletrônicos aos uniformes. O objetivo é estabelecer uma ponte entre as demandas do Exército Brasileiro e as respostas oferecidas pelo setor privado, promovendo o complexo industrial de defesa.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar