FIRS realiza evento online com cônsul de Israel, Alon Lavi

Por Gabrielle Pacheco

Em alusão à Iom HaAtzmaut, Dia da Independência de Israel, a Federação Israelita do RS (FIRS) promoveu um novo evento online, desta vez em formato de bate-papo virtual, transmitido pelo Facebook da entidade, com o cônsul geral de Israel em São Paulo, Alon Lavi, que falou sobre os impactos da pandemia em Israel, bem como atualizações políticas e as relações Brasil-Israel.

“Israel está, hoje, em um combate direto do coronavírus. Temos quase 16 mil infectados, mas com 7 mil testando positivo e 222 mortos. Não temos uma situação de maior gravidade, não são números expressivos em comparação ao restante do mundo. Parte disso se dá porque Israel ainda está em uma quarentena bem forte, tivemos em abril, por exemplo, um lockdown completo durante o Pessach”, explicou Lavi.

Ele falou também das ações de enfrentamento e colaboração. “Além disso, podemos ver que o ecossistema de inovação israelense está se adaptando para ser uma parte importante no enfrentamento ao Coronavírus. Temos dois centros de pesquisa bem avançados no desenvolvimento de vacinas. Outra iniciativa é de uma companhia que criou uma plataforma em que equipes médicas conseguem acompanhar remotamente o estado de saúde dos pacientes em recuperação do vírus”, destacou o cônsul.

“Especialmente em nossa cultura, podemos ver as tradições em ação, nas casas de cada um, e também identificamos muitas ações sociais protagonizadas pelas comunidades judaicas, que talvez ano passado tenham ocorrido em menor frequência”, analisou. “Quanto às relações internacionais, Israel é muito aberta e se propõe à cooperação com países e estados. O diálogo está sempre aberto”, finalizou Lavi.

“Hoje conseguimos concretizar mais uma importante agenda, já que ter esse contato direto com um representante oficial do Estado de Israel tem o peso de um encontro esclarecedor e de comprometimento com tantas questões institucionais, políticas e culturais. É sempre muito bom ouvir as análises do cônsul perante as situações israelenses. Esse é um dos pontos importantes do atual momento, o uso direto das ferramentas de videoconferência e transmissão, que antes já existiam, mas agora se tornaram uma necessidade. Isso acabará tornando eventos como este ainda mais frequentes, vai facilitando”, afirmou o presidente da FIRS, Sebastian Watenberg.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar