Fimec encerra com previsão de crescimento de 20% para 2024

Por Marina Klein Telles

Após três dias intensos de novidades, negócios e networking, a 46ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) chegou ao fim nesta quinta-feira (09), na Fenac, em Novo Hamburgo/RS (Brasil). A maior feira do setor na América Latina reuniu mais de 20 mil profissionais em busca de tendências e inovações da indústria coureiro-calçadista.

Estar na Fimec nos permite abrir novas portas, conhecer novos clientes, além de expor a nossa coleção e contribuir para que o cliente tenha um olhar diferenciado sobre a empresa

Sendo reconhecida como a única feira que reúne todo o processo coureiro-calçadista, a 46ª Fimec teve alto nível de participação de estrangeiros e foi apontada como a melhor edição dos últimos anos. “Para mim, esta é a melhor Fimec desde que estou na Fenac. Como eu participo de feira desde 1985, esta foi com certeza a melhor feira há, pelo menos, 10 anos”, declarou o diretor-presidente da Fenac, Marcio Jung.

Para o diretor-presidente, a empolgação e o entusiasmo dos participantes pode ser percebido nos corredores da feira. “A edição de 2023 entregou muito por conta de dois fatores que trabalhamos para conquistar, mas mesmo assim surpreenderam: uma visitação incrível de público estrangeiro comprador; e a visitação dos grandes curtumes do Brasil”, avaliou. Para ele, a projeção para o próximo ano é ainda melhor. “O sucesso desta edição me faz crer, com absoluta convicção, que a Fimec 2024 será uma das maiores feiras de todos os tempos”, projetou Jung.

Expositores comemoram resultados acima da expectativa

Nesta edição, a Fimec reuniu mais de 350 expositores, totalizando 10 mil m² de área de exposição. Entre as empresas presentes, estava a Componarte, que comemorou os resultados positivos. “Esta edição de 2023 superou completamente as nossas expectativas, pois teve bastante visitação, estávamos com o estande sempre cheio”, relatou Mariane Fumagalli, designer da marca.

Com presença já confirmada na próxima edição, a marca pretende ampliar o espaço. “Estar na Fimec nos permite abrir novas portas, conhecer novos clientes, além de expor a nossa coleção e contribuir para que o cliente tenha um olhar diferenciado sobre a empresa”, complementou Mariane.

Outra marca satisfeita com os resultados desta edição foi a Injeplan. “Esta edição foi bem mais positiva que a do último ano. Parece que o mercado está voltando a aquecer, pois o movimento foi muito maior e as pessoas estavam realmente interessadas em novos produtos e negócios”, pontuou Marina de Moraes Clemes, gerente comercial da empresa.

Marina também destacou o networking que a feira proporcionou: “Fizemos muitos novos contatos para exportação, incluindo países como a Bolívia e o Peru. Para nós, é essencial expandir o mercado”. A Injeplan já renovou a participação para 2024. “Estamos avaliando um estande maior, porque esse aqui já ficou apertado para nós”, detalhou a gerente comercial.

A satisfação dos expositores também pode ser percebida nos índices de renovação para a feira de 2024. A Fenac projeta que 90% dos expositores devem garantir espaço para o próximo ano. “Além desta renovação, estamos projetando que a Fimec 2024 cresça 20% em área vendida”, antecipou Jung.

Visitação de estrangeiros marcou edição

Neste ano, além de visitantes de diferentes estados brasileiros, a Fimec atraiu profissionais de outros 36 países: África do Sul, Argentina, Áustria, Bangladesh, Benin, Bolívia, Burkina Faso, Camarões, Chile, China, Colômbia, Egito, Equador, Espanha, EUA, Etiópia, Gana, Grã-Bretanha, Guatemala, Guiné, Índia, Irã, Mauritânia, México, Nigéria, Palestina, Paquistão, Paraguai, Peru, Quênia, República Democrática do Congo, República Dominicana, Senegal, Somália, Uruguai e Venezuela.

Para Sergio Coti, da empresa Procesos Modernos El Sol da Guatemala, que visitou a feira neste último dia, a busca era por novidades. “Trabalhamos com curtumes e estamos interessados em conhecer alguns equipamentos para a nossa empresa, pois necessitamos de muita tecnologia e aqui encontramos isso: máquinas muito modernas com a última tecnologia do mercado”, contou o profissional, que visitou a feira pela terceira edição. “Com certeza viremos para a Fimec 2024”, antecipou Coti.

Sobre a 46ª Fimec: uma realização da Fenac Experiências Conectam, que foi apresentada por Sicredi Pioneira e contou com patrocínio de Covestro, Transduarte, Henkel e Formas Kunz. A feira ainda teve apoio da Abicalçados, Abiacav, Abqtic, Abrameq, ACI-NH/CB/EV, Aicsul, Assintecal, CICB, Fiergs, IBTeC, Sebrae/RS e SITERGS. A Fimec 2023 aconteceu de 07 a 09 de março, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS (Brasil).

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.