Felipe Kuhn Braun é o patrono da Feira do Livro de Dois Irmãos no ano do bicentenário da imigração alemã

Por Jonathan da Silva

O escritor, jornalista e pesquisador Felipe Kuhn Braun será o patrono da 35ª Feira do Livro de Dois Irmãos. O convite e a aceitação de Kuhn Braun aconteceram na terça-feira (28), na Escola Municipal Arno Nienow. No ano do bicentenário da imigração alemã, tema do qual o patrono é especialista, o convite foi realizado por crianças do 3º ano do ensino fundamental com referências germânicas.

Durante a realização do convite para Kuhn Braun, os estudantes da escola de Dois Irmãos cantaram músicas na língua alemã e apresentaram um cartaz com a frase “Möchten Sie unser Patron sein?”, que em português significa “Você aceita ser nosso patrono?”. O escritor prontamente respondeu que sim, aceitava.

O novo patrono agradeceu a oportunidade e interagiu com as crianças da Escola Arno Nienow, inclusive respondendo perguntas. Kuhn Braun destacou que Dois Irmãos tem uma importância muito grande na história da imigração, citando o pioneirismo dos imigrantes locais na educação e na religiosidade. O pesquisador também falou da importância da conservação do idioma alemão e da família, contando que sua motivação pela imigração foi o contato com avó paterna que falava com muito amor sobre sua história e de seus antepassados, revelando inclusive que ele e sua esposa possuem raízes no município, com vários ascendentes que residiram no território de Dois Irmãos.

Kuhn Braun interagiu com a criançada

Antes do convite, Kuhn Braun foi recebido pelo prefeito Jerri Meneghetti (PP), pelo vice-prefeito Juarez Stein, pela secretária de educação Denise Maria Maldaner, pela chefe do Departamento de Cultura, Elisandra Bremm, e pela professora de língua alemã, Ana Cristina Wiest.

Novo patrono com autoridades municipais

O convite também foi acompanhado pelos professores do comitê Lies, que ajuda a planejar a Feira do Livro de Dois Irmãos, e por integrantes da comissão organizadora da edição 2024 da revista Palavra de Educador, da secretaria de Educação, para qual o novo patrono foi convidado a escrever um artigo.

Nome unânime

O prefeito Jerri agradeceu a indicação de Felipe para o posto, feita pelos professores e trazida pela Secretaria de Educação. O chefe do executivo destacou que um dos compromissos da administração municipal é a educação e a preservação da história de Dois Irmãos. “O Felipe é um dos maiores especialistas em cultura e história da imigração alemã e no ano do bicentenário nossos estudantes e a comunidade terão a oportunidade de estar com ele em diversos momentos”, pontuou o prefeito.

O vice-prefeito Stein também aprovou a escolha do patrono. “A escolha é oportuna e merecida, pois Felipe para mim é um dos três maiores pesquisadores da imigração alemã e possui vários livros publicados e um dos maiores acervos fotográficos sobre o tema”, destaca Stein, que também agradeceu a indicação e a Kuhn Braun pela disposição de estar neste ano na Feira do Livro. “Será um grande patrono para este ano”, exclamou o vice-prefeito.

A secretária Denise lembrou que o nome do pesquisador surgiu com força no comitê Lies. A titular da pasta da educação afirmou ter certeza de que o escritor e jornalista gostará de vivenciar os espaços educativos de Dois Irmãos. A secretária aproveitou para compartilhar com todos que Kuhn Braun virou papai há poucos meses e o desafiou a aproveitar a oportunidade para registrar em um livro a experiência de ser patrono da feira no ano do bicentenário da imigração alemã.

Trajetória de Kuhn Braun

Felipe Kuhn Braun nasceu em Novo Hamburgo no ano de 1987. Em 2001, ainda na adolescência, iniciou suas pesquisas sobre a imigração alemã. É graduado em Jornalismo pela Universidade Feevale (2010) e escritor, autor de 28 livros, dois deles sobre Dois Irmãos: “São Miguel dos Dois Irmãos: o primeiro século de história” e “Natal dos Anjos – Dois Irmãos”. Kuhn Brauns completa, em 2024, 23 anos dedicado ao estudo da imigração, com um acervo de 45.080 fotos antigas e 28 livros publicados.

O pesquisador também é colaborador do Instituto de Estudos Históricos da Universidade de Mainz, na Alemanha (Institut für Geschichtliche Landeskunde an der Universität Mainz e.V.). Também faz parte do Grupo de Estudos de História sobre Brasil e Portugal, da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires, na Argentina. É representante do Rio Grande do Sul na Diretoria da Badisch-Südbrasilianische Gesellschaft e.V., entidade com sede em Karlsdorf-Neuthard (na Província de Baden-Württemberg), com o objetivo de encontros culturais, programas de intercâmbio, cursos de línguas e a pesquisa genealógica, em especial do século XIX, entre a região de Baden e o sul do Brasil. É membro da Associação das Organizações Históricas da Grande Região Europeia: Saarland, Renânia-Palatinado, Lorena, Luxemburgo e Valônia (Verein für Landeskunde im Saarland e.V.). É presidente da Federação dos Centros de Cultura Alemã do Brasil (Feccab).

Kuhn Braun também já foi assessor de imprensa na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (ALRS), onde atuou como Diretor de Jornalismo durante a gestão administrativa 2014-2015. Atualmente, é vereador na cidade de Novo Hamburgo pelo PSDB e foi presidente do legislativo hamburguense em 2018.

Fotos: Prefeitura de Dois Irmãos/Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.