Exposição em Novo Hamburgo celebra bicentenário da imigração alemã

Por Jonathan da Silva

Em tributo comemorativo ao bicentenário da imigração alemã, a exposição “Resiliência: 200 anos da Imigração Alemã” terá seu evento de abertura na Pinacoteca Municipal do Espaço Albano Hartz, em Novo Hamburgo, nesta sexta-feira, 5 de julho, às 19h. Com a colaboração de 17 artistas, a mostra tem o objetivo de relembrar memórias afetivas, lugares e pessoas relacionadas à colonização germânica na região. A exposição ficará aberta para visitação até 3 de agosto.

O vernissage da exposição contará com as presenças do escritor e presidente da Federação dos Centros de Cultura Alemã do Brasil (Feccab), Felipe Kuhn Braun, do violinista Gabriel Branco, da produtora de biscoitos de mel Vera Elisabet Rösler e da marca de refrigerantes artesanais Katze Spritzbier.

A mostra tem o objetivo de expor a resiliência dos imigrantes alemães desde a chegada ao Brasil 200 anos atrás. “Resiliência em começar do zero, sem nada, mas permanecer forte na esperança de tempos melhores. Assim como é necessário sermos fortes nesse momento de angústia climática por eventos recentes, nossos antepassados vindos de tão longe também tiveram que ser firmes para construir uma nova vida em um lugar desconhecido”, destaca a apresentação da exposição.

A mostra coletiva contou com a colaboração dos artistas Janaína Alves, Laci Rosa Alves, André Paulo Elicker, Giovanna Ghiggi dos Santos, Helena Sperb Lopes, Hellen Rosemari Alves, Larissa da Veiga Graeff, Letícia Morais, Luís Marcelo Tisian, Luiza Zucatti Krumenauer, Margareth Bobsin da Costa, Maria Fernanda Pita Boeira, Ottilia Elaine Fisch, Tailise Marques Dias, Terezinha Elias, Vanisse Lichtler Hexsel e Everaldo Meregali dos Santos.

A visitação à “Resiliência: 200 anos da Imigração Alemã” poderá ser realizada de segunda a sexta-feira das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 12h.

A Pinacoteca Municipal do Espaço Albano Hartz está localizada no Passeio Calçadão Osvaldo Cruz, 112, no Centro de Novo Hamburgo. Mais detalhes sobre a exposição podem ser obtidos no telefone (51) 3581-2652 e no e-mail espacocultural@novohamburgo.rs.gov.br.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.