Com o Salão Nobre lotado, o evento de celebração dos 62 anos de fundação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH) foi realizado na noite desta quinta-feira (22). A cerimônia contou com homenagens, discurso do presidente Leonardo Lessa e palestra do escritor e professor Gabriel Carneiro.
O presidente da CDL-NH, Leonardo Lessa, iniciou o evento destacando que a celebração não era apenas para marcar o aniversário da entidade, mas também para reconhecer a força e a união que têm sido fundamentais para o sucesso contínuo da organização. Lessa enfatizou que a CDL Novo Hamburgo foi criada com o propósito claro de apoiar e fortalecer o comércio local para promover o desenvolvimento dos negócios e da comunidade. “Este evento celebra o sucesso coletivo e a importância do associativismo na construção de uma rede forte e colaborativa”, afirmou Lessa.
Na sequência, a noite contou com uma palestra de Gabriel Carneiro, intitulada “Bota a cara e vai”. Durante sua apresentação, o escritor e professor propôs um exercício reflexivo:“Quem você quer ser nos seus próximos anos de vida?”. O palestrante destacou que o convite para subir de nível é, na verdade, um convite para uma transformação pessoal profunda. “Subir de nível é uma batalha! Exige que você não permaneça o mesmo. A vida que vale a pena é difícil”, enfatizou Carneiro.
O palestrante abordou também o conceito de inveja, sugerindo que ela é uma indicação do que admiramos, mas ainda não possuímos. Em vez de desdenhar, ele incentivou os participantes a aceitarem e modelarem a inveja como uma fonte de inspiração. “Pare de desdenhar por inveja e comece a admirar quem você deseja ser”, aconselhou Carneiro.
Além disso, o palestrante introduziu o conceito de transbordo, que dividiu em quatro níveis: pensamento escasso, quando há uma mentalidade de falta e limitação; equilíbrio, nível da mediocridade em que há uma sensação de estabilidade, mas sem grandes avanços; abundância, quando se começa a ter mais do que o necessário e compartilhar as coisas boas com os entes queridos; e transbordo, onde se torna uma fonte inesgotável de saúde, carinho, afeto, gentileza, conhecimento e dinheiro, por exemplo. Carneiro destacou que bloqueios mentais muitas vezes impedem as pessoas de alcançar este último nível.
Homenagens
Também durante o evento, foram prestadas homenagens aos associados efetivos, com reconhecimento por seu tempo de associação, que variou entre 5 e 55 anos. Os homenageados receberam um reconhecimento especial por sua lealdade e contribuição contínua para a entidade.