Etapa final da Olimpíada de Língua Portuguesa de Sapiranga começa nesta terça

Por Jonathan da Silva

A etapa final da III Olimpíada de Língua Portuguesa de Sapiranga começa nesta terça-feira, 2 de julho, no auditório Jacobina Maurer, da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Além da terça, as finais também acontecem na quarta, dia 3, e quinta, 4, sempre a partir das 13h45min. Com o tema ‘Rio Grande do Sul: uma cultura sem fronteiras’, a competição entre estudantes do ensino fundamental a partir do 4º ano passou pela etapa escolar em maio.

O objetivo da Olimpíada de Língua Portuguesa de Sapiranga é incentivar a leitura, estimular a linguagem e vocabulário e ampliar a produção criativa dos alunos. “Já nas etapas escolares vimos muitos trabalhos interessantes, eles são muito criativos e quando estimulados através deste tipo de competição mostram o seu melhor. Será mais um evento muito enriquecedor para alunos e professores”, destaca a secretária de Educação do município, Cláudia Kichler.

A competição será dividida em quatro categorias: poema, soletrando, oratória e paródia musical. Os três primeiros colocados de cada uma delas receberão prêmios. Os campeões receberão um troféu e uma medalha, enquanto os segundos e terceiros receberão uma medalha.

As categorias

Produção Textual: Poema

Na categoria de poema, participam alunos do 4º e 5º ano. Os estudantes foram desafiados a produzir um poema com o tema da disputa. O texto deve ser de autoria do aluno e escrito na escola sob supervisão do professor, sendo fora das regras ser produzido como tema de casa. Não serão aceitos poemas que tenham cópias de outros textos ou que possuam imagens ou ilustrações. Uma comissão julgadora avaliará os trabalhos.

Soletrando

A soletração é um exercício que usa a memorização e estimula a ampliação do vocabulário. Os estudantes terão de demonstrar conhecimento sobre a grafia de palavras de uso frequente, inclusive nas quais as relações fonema-grafema são irregulares. É preciso acertar as letras, acento, hífen ou outro item que a palavra possua para que a soletração seja considerada correta. Esta categoria acontece por eliminatória e terá alunos de 6º, 7º ano e EJA etapa III.

Oratória

Oratória é a arte de falar em público de maneira eficaz e persuasiva, envolve o desenvolvimento de habilidades de comunicação verbal para transmitir uma mensagem de forma clara e convincente. Com este objetivo, alunos de 9º ano e da EJA Reconstruir se apresentarão de maneira livre, a critério do candidato, sendo permitido utilizar-se apenas de anotações para guiar seu discurso. Materiais de apoio como músicas, multimídia, celulares ou recursos de imagens são proibidos. O tempo concedido para apresentação do discurso será de 3 a 5 minutos.

Paródia Musical

A paródia é a recriação de um texto atribuindo novas palavras e diferentes significados às já existentes de acordo com a intenção da produção. Este tipo de literatura pode ter tom mais crítico, reflexivo, humorístico, dentre outras possibilidades. A paródia musical é uma novidade desta edição da olimpíada.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.