232
Margela Arnold, pós-graduanda em Poéticas Visuais na Universidade Feevale, desenvolveu a oficina Grafia do Olhar: fotografia como veículo de sensibilidades no Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini, de Novo Hamburgo. Nesta quinta-feira, 7 de junho, será realizado um passeio ao bairro histórico de Hamburgo Velho, com mediação de Alexandre Reis, artista e ativista. A saída, gratuita e aberta ao público, será às 14h, do colégio.
A artista realizou a atividade com estudantes, ex-alunos, professores e ex-funcionários, entre março e junho deste ano. As imagens dos participantes serão projetadas nas paredes da escola no encerramento da atividade, que ocorrerá no dia 14 de junho, às 19h30min, no refeitório da instituição de ensino. O evento é gratuito e aberto ao público.
Nesse constante diálogo entre o presente e o passado, esse tomado sempre como memória, a fotografia significa muito mais do que mera ferramenta de registro da atualidade: um caminho para uma educação patrimonial, vinculada com as artes, comprometida com o momento histórico que estamos vivenciando. É exatamente essa incapacidade de apreender a totalidade do real que torna a fotografia um texto aberto”, explica Margela, que teve como principal objetivo provocar a sensibilização na comunidade escolar perante o patrimônio do colégio que, segundo a artista, foi cenário de tantas histórias.