Escolas utilizam realidade virtual para ensinar empatia para as crianças

Por Gabrielle Pacheco

Como vivem as pessoas das outras cidades do Rio Grande do Sul ou do outro lado do país? Se é raro um adulto ter a possibilidade de imergir e compreender a realidade de pessoas distantes, é ainda mais difícil que crianças tenham a oportunidade. Para mudar essa realidade e criar uma sensação de rede entre estudantes de diferentes cantos do Brasil, incentivando a empatia, os colégios da Rede La Salle criaram a ação “Viva uma experiência 360º”.

Os alunos de diferentes escolas lassalistas – que estão presentes em nove estados brasileiros e no Distrito Federal – tiveram a oportunidade de conhecer a realidade de outros estudantes, conhecendo um colégio que está a quilômetros de distância, sem sair da sala de aula. Isso foi possível graças à tecnologia de realidade virtual. Alunos da rede gravaram vídeos 360º mostrando o seu cotidiano escolar, enquanto crianças de outras unidades receberam kits com óculos para plataforma de realidade virtual para explorar os diferentes cenários.

A Coordenadora da Educação Básica da Rede La Salle no Brasil, Fabiane Franciscone, destaca como a experiência pode ser enriquecedora: “As crianças tiveram a oportunidade de conhecer outras culturas e se colocar no lugar de outras crianças que estão inseridas em um contexto diferente. Isso faz com que elas se questionem sobre o seu cotidiano e o dos outros, analisando o que têm de diferente e similar”.

Empatia é habilidade que se aprende na infância

Empatia – a capacidade de se colocar no lugar do outro – já foi considerada a competência do século. Ela é fundamental em todas as áreas da vida, inclusive na aprendizagem e na carreira. Junto com a criatividade, a capacidade de trabalhar em equipe e o protagonismo social, a empatia é a principal competência necessária para a transformação de realidades.

A habilidade de se colocar no lugar do outro pode e deve ser ensinada durante a infância. São nos primeiros anos de vida que o nosso cérebro passa pela maioria das sinapses, criando uma oportunidade para o aprendizado. Por isso, diferentes habilidades emocionais devem ser incentivadas desde cedo.

A Rede La Salle escolheu a empatia como tema do projeto “Transforme Agora” deste ano. O objetivo da iniciativa é incentivar as transformações diárias, que acontecem no presente, dentro e fora da sala de aula. Para isso, todas as escolas lassalistas estão realizando atividades focadas no desenvolvimento da habilidade, como a ação “Viva uma experiência 360º”.

Foto: Reprodução | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar