Os estudantes da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), farão um recital gratuito com obras de Vivaldi e Bottesini nesta quarta-feira (13). O evento ocorrerá a`s 19h, na Sala de Recitais da Casa da Ospa. Os alunos do conservatório interpretam obras dos mais diversos gêneros, de compositores como Antonio Vivaldi e Giovanni Bottesini. O evento é presencial e gratuito.
Com isso, os alunos terão a oportunidade de apresentar o trabalho de um semestre inteiro dedicado ao aprendizado e à prática de concerto.Do barroco ao repertório do século XX, cinco alunos da Escola da OSPA apresentam o programa deste recital. Os músicos passam por compositores eternizados na história da música de concerto, a exemplo do francês Édouard Lalo (1823 – 1891), que terá o primeiro movimento da ‘‘Sinfonia Espanhola’’ interpretado pela violinista Júlia Vieira. Em seguida, Felipe Schütz, ao contrabaixo, interpreta excertos de ‘‘Mélodie’’ de Giovanni Bottesini (1821 – 1889). ‘‘Concerto para Trompete’’ de Alexander Arutiunian (1920 – 2012) fica a cargo do trompetista Moizes Cunha. Ao fagote, Sophia Kwiatkowski executa o ‘‘Concerto em Dó Menor RV. 480’,’ de Antonio Vivaldi (1678 – 1741). O desfecho do repertório é o primeiro movimento do ‘‘Concerto para Oboé, Op. 7’’, da compositora Clémence de Grandval (1828 – 1907), apresentado pela oboísta Ana Carolina Tomazi.
O professor André Carrara, que acompanhará os alunos ao piano, ressalta que os recitais para o público externo são uma grande oportunidade para os alunos que se destacam no semestre: “A saída do ambiente escolar é fundamental na formação do aluno, porque impõe, naturalmente, uma situação de maior expectativa, de concentração, assim como de controle emocional’’. O último recital da Escola da OSPA em formato semelhante ocorreu em 16 de dezembro de 2021, marcando a estreia de alunos do conservatório na nova Sala de Recitais.
Sobre a Escola de Música da OSPA
Fundada em 1972, a Escola de Música da OSPA – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no RS. Promove educação musical gratuita, oferecendo oportunidade de formação profissional de músicos de orquestra. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a OSPA estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. Hoje a escola, dirigida por Diego Grendene de Souza, atende mais de 200 alunos com idades a partir de oito anos, e conta com grupos orquestrais e um coral.
A Escola da OSPA é mantida pela Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS. A FOSPA é presidida pelo Dr. Luis Roberto Ponte e tem como diretor artístico o maestro Evandro Matté.
ESCOLA DE MÚSICA DA ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE
Recital de Alunos
Quando: 13 de julho de 2022, quarta-feira, às 19h.
Onde: Sala de Recitais da Casa da OSPA (Centro Administrativo Fernando Ferrari – Av. Borges de Medeiros, 1.501), Porto Alegre, RS.
Estacionamento: gratuito, no local.
ENTRADA FRANCA
Mais informações para o público: pelo e-mail escolademusica.ospa@gmail.com ou pelo telefone (51) 3228-6737.
Evento presencial, sem transmissão ao vivo.
PROGRAMA
Obras de Giovanni Bottesini, Alexander Arutiunian, Antonio Vivaldi e Clémence de Grandval executadas por Júlia Emanuelle Nunes Vieira, Felipe de Castro Schütz, Moizes Santos da Cunha, Sophia Kwiatkowski e Ana Carolina Kafrouni Tomazi