Encontro de secretários de educação do Vale Germânico teve foco na alfabetização

Por Jonathan da Silva

Com a alfabetização e os rumos do ensino na região em foco, o encontro de secretários de educação dos municípios da Associação dos Municípios do Vale Germânico (Amvag) foi realizado na manhã desta quinta-feira (27) em Estância Velha. Representantes de Campo Bom, Dois Irmãos, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Presidente Lucena e Sapiranga, além da cidade-sede, participaram da reunião. Os secretários foram recebidos pelo secretário de Educação de Estância Velha, Gustavo Guedes, na sede da Secretaria de Educação e Cultura (Semec) do município.

Esta foi a primeira vez que o encontro de secretários de educação da Amvag ocorreu em Estância Velha. O município se voluntariou para sediar o evento após o período de enchentes. O tema principal do encontro foi de esclarecimento sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que tem o objetivo de garantir a alfabetização a todas as crianças do país. Em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, o foco do projeto está em assegurar que todos os estudantes brasileiros estejam alfabetizados até o final do 2º ano do ensino fundamental, além de recompor as aprendizagens, com ênfase na alfabetização de todas as crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º anos afetadas pela pandemia.

Esta troca de experiências é sempre muito proveitosa para todas as equipes das secretarias de educação da região”, comenta o secretário da educação de Estância Velha, Gustavo Guedes.

O assunto foi debatido pelos representantes dos municípios após a palestra da representante da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RS) e articuladora estadual do programa do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Driele Severo, e da presidente estadual da Undime/RS, Maristela Guasselli, que também é secretária de educação de Novo Hamburgo.

Foto: Sandra Costa/PMEV/Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.