Uma programação especial será realizada no Parque Aldeia do Imigrante, em Nova Petrópolis, no histórico dia 25 de julho de 2024, que celebra o bicentenário da imigração alemã no Brasil. Considerado o principal atrativo turístico da cidade e referência da cultura germânica no Rio Grande do Sul, o espaço oferecerá atrações como inauguração de monumento, apresentações culturais, culto ecumênico e show musical. A programação terá início às 9h, sem cobrança de ingresso.
Feriado municipal em Nova Petrópolis, o dia 25 de julho marca a chegada dos primeiros imigrantes alemães ao Rio Grande do Sul, em 1824. Em Nova Petrópolis, a colonização teve início em 1858. Já o Parque Aldeia do Imigrante foi fundado pela Prefeitura do município em 12 de janeiro de 1985. Desde abril de 2018, por meio de um processo de concessão, o atrativo turístico é administrado pela Urbanes Empreendimentos.
As atrações oferecidas pelo Parque Aldeia do Imigrante no dia 25 fazem parte da programação de Nova Petrópolis para o Bicentenário da Imigração Alemã. A programação completa pode ser conferida clicando em novapetropolis.rs.gov.br/pagina/bicentenario.
A programação especial
A programação especial do Parque Aldeia do Imigrante inicia às 9h, com um culto ecumênico realizado em um dos cartões postais de Nova Petrópolis, a igrejinha da Aldeia Histórica. Na sequência, às 10h, autoridades e convidados irão inaugurar um monumento em homenagem ao bicentenário, também na Aldeia Histórica do Parque.
Das 10h às 12h, o público será animado por apresentação de bandinha típica no coreto do Parque. Ao meio-dia, o Restaurante Tannenwald, situado dentro do atrativo turístico, servirá almoço festivo com cardápio alemão.
A programação da tarde segue com bandinha típica no coreto do Parque, das 13h às 14h. Em seguida, o palco será ocupado por apresentações de danças folclóricas.
O encerramento da programação ocorre das 15h às 17h, com o show da Super Banda Hopus e o lançamento oficial da música “Já faz duzentos anos”, criada em alusão ao bicentenário da imigração alemã.