Educação Empreendedora é destaque na rede municipal de ensino de Canela

Por Amanda Krohn

“A educação empreendedora e financeira são temáticas com vastas habilidades a serem desenvolvidas e, neste contexto, o aluno se torna autor da sua história, como cidadão capaz de refletir sobre seus comportamentos em relação a gastos, economias, sonhos a serem conquistados, consumo consciente e responsável por um futuro mais sustentável”. A frase da professora de Matemática do 6° ao 9° ano da Escola Ernesto Dornelles, em Canela, Fabiana Schmitz da Silva, ilustra bem o trabalho que o município está realizando. Ela é uma entre os 200 professores da rede municipal de ensino que têm comprovado, na prática, o poder da educação empreendedora na vida dos estudantes. A disciplina é desenvolvida nas escolas do município como um dos eixos do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS.

Para a professora Isabel Cristina P. Laurindo, da EMEIEF Cônego João Marchesi, as dinâmicas da educação empreendedora permitem trabalhar com os alunos uma postura de mais atitude em relação a tudo que é proposto, tanto na vida escolar quanto em sociedade. “Ao pararem para olhar para si mesmos, que é a proposta das técnicas aplicadas, eles são capazes de perceber seus desejos e metas para a vida e se movimentarem com mais proatividade, no sentido de conquistá-los, buscando maior realização como seres humanos”, destaca.

De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental, Educação Especial e EJA na Secretaria Municipal de Educação de Canela, Maria Idarlete Prado, o eixo do Programa beneficia cerca de 1.800 alunos das escolas municipais. As capacitações para os professores acontecem por meio de diversas oficinas: Emoções e Empatia, Ecossistema, Argumentação e Pensamento Crítico, Histórias Empreendedoras, Culturas de Mundo e Educação Financeira. “Acredito que a educação empreendedora contribui para a formação de pessoas que saibam pensar e agir de forma diferente. No empreendedorismo é preciso agir, validar, errar e acertar e esta formação possibilita ao professor estimular os alunos para que desenvolvam estas habilidades”, conclui.

Sobre o eixo Educação Empreendedora

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae RS busca transformar jovens em cidadãos mais preparados para os novos desafios da sociedade, entendendo o empreendedorismo como um jeito de ser no mundo. O objetivo é estimular o desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes, alinhadas às premissas da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Fotos: Tais Berti/Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.