Duas Unidades de Saúde de Campo Bom são suporte do Hospital Lauro Reus durante a pandemia

Por Caren Souza

Em decorrência do aumento no número de atendimentos referentes à Covid-19 no Centro de Referência (PA) e no Hospital Lauro Reus, a Prefeitura de Campo Bom disponibiliza mais um ponto de atendimento: a Unidade de Saúde do bairro Celeste. A casa de saúde está apta para atender crianças de zero até 12 anos, que apresentem quadros de síndrome gripal ou respiratória.

“Por estratégia, a unidade da Celeste passa a ser mais uma referência, concentrando o atendimento de síndromes gripais e respiratórias pediátricas. Em decorrência disto, a UBS Paulista atenderá casos não relacionados ao coronavírus, sendo uma retaguarda tanto do hospital, quanto da Celeste”, explica o secretário de Saúde, João Paulo Berkembrock.

Ambas as unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, e a Paulista abre também aos finais de semana, das 8 às 17 horas. “Somente fora desses horários os casos pediátricos devem ser encaminhados ao hospital. Para as demais causas, que não sejam respiratórias, deve-se procurar a unidade de seu bairro ou a UBS Paulista, caso seja morador da Celeste ou esteja em final de semana”, complementa o titular da pasta.

O secretário ainda reforça que um dos principais motivos desta decisão foi o cuidado com as gestantes do município. “Além de prover um alívio no quesito hospitalar, tivemos esse cuidado pois gestantes não podem receber a imunização da vacina. Portanto, entendemos que manter o atendimento infantil junto ao Centro Materno, poderia colocá-las em risco e estamos falando de duas vidas”, conclui Berkembrock, sobre a segmentação da UBS Celeste.

O prefeito Luciano Orsi acrescenta mais pontos nos quais a medida é efetiva. “Essa é uma medida que também tomamos para evitar aglomerações e o afogamento da capacidade de atendimento dos pontos de referência principais, evitando, ainda, que pessoas não contaminadas fiquem expostas. Aumentamos as opções para o atendimento ocorrer da melhor forma. Para tudo funcionar, é importante que a comunidade siga as orientações e procure os locais corretos para o quadro em que se encaixa. Nunca esquecendo de usar os EPI’s e somente se deslocar se for necessário”, apontou.

Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.