Dois Irmãos tem a maior taxa de alfabetização do Vale Germânico

Por Marina Klein Telles

O pioneirismo da educação da Baumschneiss, a Picada dos Baum, como era conhecida a cidade de Dois Irmãos no início de sua colonização, vindo com os primeiros imigrantes alemães, que sabiam da importância da educação, segue valorizado e produzindo ótimos resultados.

Neste mês de maio, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados da taxa de alfabetização do Brasil. Com dados individualizados dos 5.570 municípios brasileiros, Dois Irmãos apresenta a taxa de alfabetização de 98,63%, dividindo a 12ª posição no país, com o município de Pomerode, em Santa Catarina, ocupa a 7ª no Rio Grande do Sul e a 1ª entre os 14 municípios do Vale Germânico.

A taxa de alfabetização dois-irmonense é superior ao índice nacional que ficou em 93,0% e ao do Rio Grande do Sul de 96,89%.

O prefeito Jerri Meneghetti recebeu com muita alegria a informação e destacou que a educação, assim como a religiosidade e a crença no trabalho, estão na origem da colonização de Dois Irmãos. Jerri destacou que a educação está no DNA de Dois Irmãos, pois pesquisas apontam que já em 1835 foi construída a primeira escola comunitária das colônias alemãs no Estado aqui em Dois Irmãos. “Investimos muito para entregar uma educação de qualidade, valorizando o legado dos imigrantes alemães que trouxeram para cá o valor da educação e dividimos os avanços da área, com todos os profissionais que fazem a educação de Dois Irmãos uma das melhores do nosso Estado”, compartilha Jerri.

A secretária de Educação de Dois Irmãos, Denise Maria Maldaner, também ficou feliz com a posição do município e agradeceu o trabalho de todos pela educação. “É uma ação coletiva de toda comunidade escolar, pais, alunos, professores e a Administração Municipal reconhecem a importância da educação e valorizam nossas escolas”, comenta Denise.
A taxa de alfabetização reflete o percentual da população de 15 anos ou mais de idade, que sabiam ler e escrever, conforme levantamento do censo 2022.

Confira ranking

1º São João do Oeste (SC) 99,10
2º Westfália (RS) 98,95
3º São Caetano do Sul (SP) 98,84
4º Rio Fortuna (SC) 98,84
5º Balneário Camboriú (SC) 98,81
6º Águas de São Pedro (SP) 98,76
7º Bom Princípio (RS) 98,72
8º São Vendelino (RS) 98,67
9º Salvador das Missões (RS) 98,66
10º Florianópolis (SC) 98,64
11º Feliz (RS) 98,64
12º Dois Irmãos (RS) 98,63
13º Pomerode (SC) 98,63

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.