Desfile Farroupilha de Novo Hamburgo destaca diversidade do povo gaúcho

Por Amanda Krohn

Uma grande festa cívica marcou a manhã do Dia do Gaúcho no feriado desta terça-feira (20), na Avenida Pedro Adams Filho em Novo Hamburgo. A exemplo do que aconteceu no Desfile do Sete de Setembro, milhares de pessoas foram acompanhar o Desfile Farroupilha, que reuniu a comunidade escolar, representantes dos Bombeiros e da Guarda Municipal e cavalarianos. Na abertura, cavalarianos do CTG Terra Nativa percorreram a área do desfile com as bandeiras nacional, estadual, municipal e do movimento tradicionalista e a Chama Crioula até o palanque oficial na Praça do Imigrante, onde a prefeita Fátima Daudt pegou uma centelha e acendeu a pira oficial. Um dos destaques do desfile foi a proposta de destacar a diversidade cultural formadora do povo gaúcho.

Em seu discurso, Fátima saudou os participantes e o grande público presente. “O povo gaúcho tem esta peculariedade, de respeitar e cultivar sua tradição. Este é um momento de todos vocês”, enfatizou a prefeita. A realização do desfile foi da Secretaria Municipal da Cultura em parceria com CTGs e DTGs da cidade. Também fizeram uso da palavra Sidinei Pereira Gonchoroski, representante dos CTGs e DTGs de Novo Hamburgo, e o secretário municipal de Cultura, Ralfe Cardoso.

O Desfile Farroupilha foi dividido em dois grandes momentos. O primeiro com veículos e a pé e o segundo, com cavalarianos. No primeiro momento, após os cavalarianos trazerem a Chama Crioula e as bandeiras, o desfile seguiu com a Guarda Municipal de Novo Hamburgo e o Corpo de Bombeiros.

Depois, a Banda dos Desbravadores se posicionou ao lado do palanque, de onde acompanhou e acompanhou uma grande apresentação das escolas municipais, que foi seguida pelo Grupo de Dança Gaúcha Arco íris e desfile temático de CTGs, enfatizando a diversidade na formação do Estado com o tema estadual: “Etnias do gaúcho: Rio Grande, terra de muitas terras”. O desfile de cavalarianos tinha representantes dos CTGs Porteira Velha, Essência da Tradição, Terra Nativa, da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande e também do DTG Camboatá, além de visitantes. Ao final, novamente os cavalarianos do CTG Essência da Tradição fizeram a extinção da Chama Crioula, encerrando a Semana Farroupilha em Novo Hamburgo.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.