Desfile da comitiva do Kerb de Estância Velha preserva tradições da cultura alemã

Por Jonathan da Silva

A comitiva do Kerb de Estância Velha, puxada pela Bandinha Municipal, percorreu as principais ruas de Estância Velha no último domingo (14), após culto de celebração na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Os casais de reis do festival em 2023 e 2024, o vice-prefeito Airton Haag e membros da comunidade acompanharam a programação e participaram da caminhada até a sede da Ordem Auxiliadora Senhoras Evangélicas (OASE), onde aconteceu a solenidade oficial da troca de faixas dos Reis do Kerb e o tradicional almoço de Kerb.

Durante a troca de faixas, o casal Henrique Bohnenberger e Muriel Dilly Bohnenberger se despediu do posto. “Vivemos momentos inesquecíveis como os Reis do Kerb da nossa cidade”, relatou Henrique. Muriel prometeu que o casal seguirá acompanhando as festividades e cultivando as tradições alemãs. Marcelo Weirich e Luana Winter Weirich receberam oficialmente as faixas de Reis do Kerb 2024. “Quem me conhece sabe que amo o Kerb, estamos muito animados e queremos viver intensamente cada momento desta festa maravilhosa”, conta Luana. “Agradecemos pela honra de representar a maior festa alemã da região”, complementou Marcelo.

Nova rainha do Kerb fala sobre o posto

A solenidade contou com a participação de todos os casais ex-Reis do Kerb ao longo dos anos no município, que posaram para a tradicional foto oficial dos Reis do Kerb, agora com a presença do casal Marcelo e Luana Weirich. Logo após a troca de faixas todos comemoraram a abertura simbólica do primeiro barril de chope da 41ª edição do Festival de Kerb de Estância Velha.

Autoridades e antigos casais do Kerb

Após o tradicional almoço, as festividades seguiram no palco do evento na Praça 1º de Maio e no Pavilhão de Atividades Culturais Reinato Enio Trein (PAC), no Centro.

A história do Kerb

Um dos momentos mais tradicionais da cultura alemã é o desfile da Comitiva de Kerb pelas ruas da cidade. A festa do Kerb surgiu logo após a inauguração da igreja, com missa ou culto, quando a comunidade seguia em comitiva até o local da festa, com muita música, fogos, gastronomia tradicional, chopp e desfiles de carros alegóricos. Ela foi idealizada pelos primeiros imigrantes em 1824, que criaram a festa com a intenção de integrar as comunidades alemãs que viviam no Brasil. Estância Velha mantém a tradição dos seus colonizadores e realiza este ano a sua 41ª edição, com o tema do bicentenário da colonização alemã na região.

Fotos: Sandra Costa/PMEV/Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.