A Defesa Civil de São Leopoldo emitiu alerta para risco de chuva, com ventos pontualmente fortes, descargas elétricas e eventual queda de granizo no Sul, Litoral Sul e Médio, Costa Doce e municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA). O Boletim Hidrometeorológico divulgado na tarde desta segunda-feira (19) baseia-se na previsão do tempo da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema/RS) e é válido até a terça-feira (20).
Nesta segunda-feira, a baixa pressão e o fluxo de umidade do norte do país combinados ao avanço de uma frente fria pelo oceano, favorecem a chuva e vento pontualmente fortes, descargas elétricas e eventual queda de granizo no Sul, Litoral Sul e Médio, Costa Doce e RMPOA. Os volumes variam entre 15 e 30 mm/dia. No Centro e Vale do Rio Pardo, há pancadas de chuva com trovoadas. Nas demais regiões, o tempo segue estável. As temperaturas máximas ficam em torno dos 25 aos 34°C na metade Norte, Oeste, Centro e RMPOA, e abaixo dos 24°C no restante do Estado.
Na terça-feira (20), a baixa pressão e o fluxo de umidade do norte do país seguem favorecendo a chuva e vento pontualmente fortes, acompanhadas de descargas elétricas e eventual queda de granizo na metade Sul do Estado. Os acumulados variam entre 25 e 45 mm/dia. No Centro, Vales, RMPOA, Serra e Litoral Norte, há pancadas de chuva com trovoadas. Nas demais regiões, o tempo permanece firme, e as temperaturas máximas ficam em torno dos 24 aos 32°C. Os ventos sopram de leste em todas as regiões, com rajadas entre 40 e 60 km/h.
Na quarta-feira (21), a tendência é que na metade Norte o tempo fique firme e as temperaturas da tarde variam entre 24 e 32°C. Os ventos sopram com velocidades entre 50 e 70 km/h na Campanha, Sul e Litoral, e o mar fica agitado.
Rio dos Sinos
Pelo Sistema de Telemetria da Agência Nacional de Águas (ANA/CPRM), o nível do Rio dos Sinos nesta segunda-feira (19), é de 1,55m pela medida das 14h15 e está em declínio. O status do Rio dos Sinos é de OBSERVAÇÃO pelo Plano de Contingência (Placon).
A Prefeitura de São Leopoldo já realizou a recomposição dos diques no Arroio da João Corrêa (bairro Vicentina) e no bairro Santos Dumont/Vila Brás, com a compactação e selagem das estruturas e trabalha no alteamento dos diques em um primeiro momento em 25cm. As cinco Casas de Bombas estão em operação, caso se faça necessário o seu acionamento.
Canais de emergência
Os telefones para contato em caso de emergência são o 193 do Corpo de Bombeiros, o (51) 2200-0633 (horário comercial) e (51) 98924-7852 da Defesa Civil Municipal, e número 153 da Guarda Municipal, todos durante 24 horas.