Crise energética pode afetar operação de pequenos negócios

Por Milena Costa

A grave crise energética que ameaça o país e já provocou o reajuste das bandeiras tarifárias, pode ser mais um duro golpe para as micro e pequenas empresas que ainda sequer conseguiram recuperar o nível de faturamento pré-pandemia. Uma pesquisa feita pelo Sebrae, em 2019, já mostrava que a conta de energia representava mais de 15% dos custos operacionais dos pequenos negócios. No ano passado, um novo levantamento revelou que essas despesas eram o principal custo para quase 28% dos empreendedores.

“Isso pode inviabilizar muitas empresas”

Para o gerente de competitividade do Sebrae, Cesar Rissete, vai ser muito difícil para as micro e pequenas empresas suportarem o aumento das tarifas. “Em tempos de economia aquecida, repassar esse custo para os clientes já seria complicado, em razão da concorrência. Mas, neste momento de baixa da economia, transferir o aumento da energia para o preço do produto ou serviço pode ser fatal, uma vez que o nível do consumo ainda não se recuperou. Isso pode inviabilizar muitas empresas”, comenta Rissete. “Nessa hora, os empresários vão tentar reduzir as despesas com outros custos operacionais, mas nem sempre isso é viável”, acrescenta o gerente.

“Muitas vezes é possível diminuir o desperdício de energia com medidas simples. Para isso, o empreendedor precisa rever todo o processo de produção e todo o ambiente do estabelecimento”.

Segundo Rissete, a saída é buscar o aumento da eficiência energética das empresas. “Muitas vezes é possível diminuir o desperdício de energia com medidas simples. Para isso, o empreendedor precisa rever todo o processo de produção e todo o ambiente do estabelecimento. A simples troca de lâmpadas ou o aumento da iluminação natural, já pode trazer resultados significativos no final do mês”, avalia Cesar Rissete. Segundo ele, o impacto tende a ser sentido por todos os segmentos de atividade, mas os setores mais intensivos no uso de máquinas e equipamentos (como as pequenas indústrias) tendem a sofrer essa crise de forma mais significativa.

“Também disponibilizamos uma seção especial em nosso portal, com uma série de conteúdos que podem orientar os empreendedores na tomada de decisões”

O gerente do Sebrae lembra que a instituição oferece um conjunto de soluções que podem socorrer as micro e pequenas empresas nesse momento. “Temos consultorias online, 24 horas por dia, durante toda a semana. Além disso, o Sebrae dispõe de consultorias presenciais, como o programa Sebraetec ou os Agentes Locais de Inovação (que fazem parte do programa Brasil Mais coordenado pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia) e que vão até a empresa dar essa assistência. Também disponibilizamos uma seção especial em nosso portal, com uma série de conteúdos que podem orientar os empreendedores na tomada de decisões”, comenta.

Confira algumas dicas do Sebrae para aumentar a eficiência energética da empresa neste link.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

 

Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.