Cooperativas de reciclagem recebem capacitação em políticas públicas

Por Jonathan da Silva

Um workshop com o objetivo de capacitar trabalhadores da cadeia de reciclagem sobre políticas públicas que podem gerar oportunidades para o setor foi realizado em Porto Alegre na tarde desta terça-feira (24). O evento foi promovido pela Braskem em parceria com o Instituto Pragma, na sede da Associação Cristã de Moços (ACM) Esportes Centro, e reuniu representantes de oito cooperativas atendidas pelo programa Ser+, desenvolvido pela Braskem no Rio Grande do Sul. As cooperativas participantes foram Cooadesc, Coopertinga, Coopertuca, UTC, Chocolatão, Aterro Norte, AECO e a Cooperativa de Trabalho dos Recicladores e Catadores de Dois Irmãos.

O workshop faz parte das ações do programa Ser+, que é realizado nacionalmente em outros estados, incluindo Bahia, Alagoas, São Paulo e Rio de Janeiro. O programa visa estimular a inclusão social e o desenvolvimento socioeconômico de trabalhadores em Unidades de Triagem (UTs), promovendo o fortalecimento e a profissionalização dessas cooperativas. As atividades do Ser+ incluem assessoria técnica para qualificação do trabalho, doações de equipamentos de segurança, melhorias na infraestrutura e investimentos financeiros.

Em 2023 e 2024, a Braskem investiu R$ 480 mil no programa, beneficiando pelo menos 250 trabalhadores. “As cooperativas desempenham um papel fundamental na questão da reciclagem, sendo importantes fontes de geração de renda e inserção social nas comunidades onde atuam. Quanto mais capacitadas estiverem na relação com a iniciativa privada, poder público e sociedade civil, mais forte a cadeia fica”, afirma o gerente de Relações Institucionais da Braskem no RS, Daniel Fleischer.

Foto: Jeferson Conceição/Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.