Comusa economiza até 70% em manutenção com substituição de redes

Por Marina Klein Telles

Além de melhorar o abastecimento em todos os bairros e evitar rompimentos constantes, a substituição dos mais de 900 quilômetros de redes antigas de ferro e fibrocimento de Novo Hamburgo também representa um corte de gastos de até 70% nas obras de manutenção da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo. As regiões que já receberam as novas tubulações de PEAD não sofrem tantas intervenções e, com o número reduzido de vazamentos, não tem o abastecimento afetado tão constantemente, beneficiando a comunidade e auxiliando na economia de recursos.

Em 2023, a autarquia prevê a instalação de 20 novos quilômetros de redes. O trabalho, que está sendo feito em ruas do centro é temporário, mas, o vice-prefeito e diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders, aponta que os benefícios valem a pena. “É claro que essas obras geram, muitas vezes, algum transtorno temporário, mas temos que levar em conta os benefícios que elas trazem. O abastecimento é contínuo, muito menos vazamentos e, ainda, a colocação dessas redes fora das ruas e avenidas evita problemas no trânsito quando uma intervenção se faz necessária.”

Outra diferença do PEAD é sua resiliência às pressões externas, que tornam o material muito mais adaptável ao terreno. “Nas redes antigas, uma pressão do terreno causaria o rompimento da rede, por sua rigidez. Com o PEAD, a tubulação mais maleável resiste à pressão, reduzindo vazamentos.”

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.