Comitiva da Rota Romântica retorna da Alemanha com grandes vivências

Por Marina Klein Telles

A comitiva da Rota Romântica, formada por Deputados, Prefeitos, Vice-Prefeito, Secretários, Diretores de Turismo e associados, voltaram da Alemanha na terça-feira, dia 29 de agosto, após duas semanas de diversas agendas em três estados alemães, com visitas voltadas à agricultura familiar, energias renováveis e o turismo sustentável.

A viagem técnica aos estados de Saarland, Renânia-Palatinado e Baviera englobou visitas com recepções oficiais em onze cidades, incluindo uma agenda com Secretária de Estado, Petra Dick-Walther, no Ministério da Economia, Transporte, Agricultura e Viticultura de Rheinland-Pfalz. Intermediada pelo então Cônsul Geral da Alemanha em Porto Alegre, Milan Andreas Simandl, o encontro possibilitou muita troca de experiências e conhecimento na produção agrícola, com destaque para a agricultura familiar e energias alternativas adotadas na região. “Com o que vimos de práticas adotando as energias renováveis, tanto na agricultura como na indústria, tivemos grandes exemplos para mudanças de hábitos nas nossas cidades”, destaca Terezinha Marina Kuhn Haas, Presidente da Associação Rota Romântica.

Nas visitas às propriedades rurais e em reuniões com as administrações municipais, ficou evidente que, onde há turismo, foi agregado valor. Diversas propriedades estruturaram seus espaços visando o turismo de família e espaço de eventos com aconchego e hospitalidade. Nos locais são oferecidas muitas atividades para crianças e aproximação com animais, gerando experiências e vivências para as famílias.

Na Romantische Strasse a maior experiência foi o trabalho coletivo e a gestão compartilhada de diversas iniciativas. “Eles entendem que cada município da rota é uma pérola e as 29 cidades formam um colar de pérolas que juntos possuem um grande significado, preservando o antigo e investindo em novos atrativos”, aponta Terezinha. Na região que serviu de inspiração para a criação da Rota Romântica há 27 anos, a comitiva vivenciou a preservação da paisagem natural e das construções dos anos de 1.500, principais motivos que levam milhares de turistas à região todos os anos.

Resumo da viagem

32 atrativos visitados, entre castelos, museus, centro de empreendedorismo, propriedades agrícolas, associação de geração de energias e empreendimentos turísticos.
29 cidades visitadas
11 dias de atividades oficiais
3 estados visitados visitados

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.