Comércio gaúcho se prepara para um inverno ameno

Por Marina Klein Telles

Os modelos de clima que fazem projeções para meses à frente indicam, neste momento, que o inverno na região Sul em 2023 deve ter temperatura acima da média. O fenômeno não é o mais desejado para os lojistas, especialmente aqueles que trabalham no segmento de vestuário. O frio deve começar junto com a temporada de outono-inverno 2023, que inicia oficialmente no dia 20 de março.

“O comportamento do comércio no frio pode variar de acordo com diversos fatores, como a região geográfica, o tipo de produto ou serviço oferecido e a cultura local. Em geral, no período de inverno, há uma demanda maior por produtos que ajudam a proteger do frio. Ainda não há uma estimativa precisa, uma vez que o cenário econômico e as condições climáticas podem sofrer mudanças significativas”, afirma o presidente da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner.

Entre os itens mais comercializados pelos lojistas nesta época do ano estão, cobertores, pantufas e pijamas. No segmento de móveis e eletrodomésticos, os destaques são lareiras, aquecedores e ar condicionado com a função aquecimento.

“O recomendado, para aproveitar ao máximo as oportunidades que essa nova temporada oferece, é montar um bom mix de produtos capaz de lidar com essas variações. Para isso, é essencial estar atento à análise da sazonalidade, pois é ela que nos ajuda a entender que se há períodos do ano em que nossos produtos têm maior demanda”, completa Pioner.

Apesar da previsão não ser de um inverno tão rigoroso, um fenômeno já conhecido dos gaúchos pode ser um aliado na promoção de turismo e negócios. Segundo os registros dos anos anteriores, existe grande possibilidade de nevar em Gramado e região novamente em 2023 nos meses de julho e agosto.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
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