Com economia de R$ 20 mi no último ano, Ramarim é certificada no Origem Sustentável

Por Amanda Krohn

Reportando uma economia de mais de R$ 20 milhões em 2021 em ações que remetem às boas práticas ambientais, o Grupo Ramarim, de Nova Hartz/RS, recebeu a certificação máxima (Diamante) do Origem Sustentável na quinta-feira (17). A entrega aconteceu na sede da empresa e contou com as presenças da diretoria do grupo e das presidências da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).

Única certificação de práticas ESG para a cadeia calçadista no mundo, o Origem Sustentável reconhece empresas do setor que adotam processos produtivos sustentáveis não somente no pilar ambiental, mas também econômico, social e cultural. Atualmente, 100% dos resíduos do processo produtivo são reciclados ou reaproveitados, 52% dos resíduos são transformados em energia e 48% são reciclados ou reaproveitados de alguma forma no processo fabril – transformadas em novos componentes para calçados (palmilhas, contrafortes, couraças, saltos e solados), sejam eles de couro ou material sintético. O Grupo possui, ainda, certificado comprovando que a energia elétrica consumida pela empresa vem de fontes de energia renovável e ainda quantifica e gerencia a redução de emissão de gases do efeito estufa e compostos orgânicos voláteis.

No pilar social, em 2021, a empresa disponibilizou treinamento para o desenvolvimento de gestores e líderes dos diversos setores organizacionais do Grupo. A Ramarim também disponibiliza ajuda de custo para a formação nos níveis técnico e superior na área do calçado por meio de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Conscientização

O diretor de inovação e tecnologia, Rodrigo de Oliveira, afirma que o certificado Origem Sustentável deu uma nova visão para o grupo e colaboradores enxergarem a gestão e a sustentabilidade como um todo. “Esclarecer a população sobre a importância da preservação e do plantio de árvores traz muitos benefícios diretos e indiretos, como controle do clima, da poluição, a manutenção e surgimento de braços d’água, nascentes, lagos, importantíssimos para o abastecimento de muitas cidades. Além disso, fizemos uma série de transformações internas. Iniciativas que geram impacto positivo ao meio ambiente e sociedade. Assim garantimos um desenvolvimento sustentável propondo meios que harmonizem o progresso econômico aliado ao ambiental, social e cultural”, explica.

Política interna

Ao longo do ano, o Grupo Ramarim desenvolveu, ainda, um Programa de Educação Ambiental, com o intuito de conscientizar e sensibilizar seus colaboradores quanto aos aspectos relativos ao meio ambiente. O desenvolvimento do PEA tem como premissa sensibilizar os colaboradores quanto às questões de preservação e conservação da natureza, contribuindo para uma melhoria no nível de conscientização e de atuação desses indivíduos em relação ao seu ambiente de trabalho e seu processo produtivo.

A empresa desenvolve projetos de cunho ambiental junto a seus fornecedores e parceiros, visando a sustentabilidade do negócio, promovendo a reutilização de resíduos para reutilização no processo produtivo. Compromissos com o meio ambiente de até 2024 compensar 100% de emissões de CO2. Até 2026 utilizar 100% da captação de água da chuva no ambiente interno.

Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.