O Colégio Sinodal Conventos (CSC) será o anfitrião da 45ª edição da Amostra de Teatro da Rede Sinodal de Educação (Atese), que ocorre na cidade entre os dias 24, 25 e 26 de setembro. O palco dos espetáculos dos 11 grupos participantes (veja lista) será o Centro Comunitário Evangélico de Lajeado, onde uma jornada de arte e discussão sobre os temas das peças de teatro apresentadas pelos estudantes do Ensino Médio, será o principal roteiro. Além da organização do evento, a comunidade escolar do Colégio Sinodal Conventos recebe e hospeda os estudantes em casas de famílias de estudantes, repetindo uma tradição luterana de acolhimento aos filhos de outras famílias ligadas à rede de ensino.
De acordo com o diretor do CSC Rui Griesang, é grande a expectativa para a realização do evento, que neste ano é sediado pelo CSC. “Nós participamos da Atese desde 2008, quando foi criado o grupo ‘Confusarte’. Atualmente o grupo é constituído por 12 estudantes do Ensino Médio”, diz. O diretor destaca que a escolha do tema e a peça em si é definida pelo próprio grupo. “Geralmente são peças inéditas, montadas pelos estudantes com a coordenação do professor de teatro, Nairo Linck.”
A montagem escolhida pelos estudantes para este ano, intitula-se “A defunta” e será apresentada durante os dias do evento em Lajeado. Ao final de cada espetáculo, o grupo que esteve em cena, discute a temática com a plateia, formada pelos demais estudantes participantes. A Atese é um evento fechado ao público, pois o foco da atividade está na interação entre estudantes e professores em cena e fora dela. “O teatro é uma importante ferramenta para o desenvolvimento de nossos estudantes, pois trabalha com a desinibição, postura e desperta o gosto dos atores e atrizes pela cultura, assim como os projetos de música, que também têm destaque em nossa rede de educação”, ressalta o diretor do CSC.
A abertura do 45º Atese ocorre na noite do dia 24, com uma solenidade marcada para às 19 horas, no Centro Comunitário Evangélico de Lajeado. O ato marca o início das apresentações, com a presença de todos os participantes, professores orientadores, convidados. No ato, estará presente o diretor da Rede Sinodal de Educação, Sr. Jonas Rückert. “Será um grande evento que deixará o Colégio Sinodal Conventos feliz por estar à frente desta organização”, define Griesang.
Tradição luterana
Repetindo uma tradição da Rede Sinodal de Educação, a 45ª edição do Atese reforça o engajamento da comunidade escolar do Colégio Sinodal Conventos. Durante o período de realização da amostra, os integrantes dos grupos de teatro visitantes são acolhidos pelas famílias de estudantes do CSC. “A família fica responsável por aquele estudante, fazendo o transporte do Centro Comunitário para casa e vice-versa, no final do dia. O estudante faz seu pernoite e o café da manhã junto com a família, ficando as demais refeições a cargo do colégio, que organizará uma grande estrutura para garantir este atendimento”, explica Rui Griesang.
Segundo ele, a acolhida dos estudantes de outras instituições de ensino é uma tradição da rede de educação, que conta hoje com mais de 50 colégios associados. A própria Atese ocorre de forma paralela em três sedes. Além do CSC de Lajeado, o Colégio Sinodal Gravataí, de Gravataí, e o Colégio Cônsul Carlos Renaux, de Brusque, Santa Catarina, também sediam o evento, contando com a presença de outras instituições. “Desta forma, consegue-se atender a todos os grupos de teatro e os estudantes participantes, de maneira descentralizada e com mais comodidade”, avalia.
Arte e cultura em destaque
O incentivo à cultura do teatro com os estudantes faz parte de outra tradição ligada ao Colégio Sinodal Conventos. Na instituição, existem grupos de teatro que envolvem estudantes a partir do 5º ano do Ensino Fundamental. Ao todo são três grupos: o primeiro, formado por estudantes das turmas do 5º aos 7º anos; o grupo intermediário, com participantes do 8º e 9º anos e o grupo formado pelo Ensino Médio da instituição. “É como se fosse uma preparação para que aqueles que gostam e se identificam com o teatro, possam, no Ensino Médio, ingressar no grupo principal e participar da Atese”, justifica o diretor Rui Griesang.
O CSC é uma instituição centenária que incentiva também a música através das duas orquestras existentes no educandário, que proporcionam aos estudantes o contato com a arte musical. Além do estudo diário em sala de aula, oportuniza-se outras atividades culturais, esportivas e de lazer.